Pescadores devem se inscrever para receber seguro-defeso do camarão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

mais-de-12-500-pescadores-recebem-seguro-desemprego-na-bahiaPescadores profissionais cadastrados no Ministério da Pesca há mais de um ano podem solicitar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o pagamento do seguro-defeso enquanto a proibição da pesca de determinadas espécies estiver em vigor.

O defeso é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através de Instrumento Normativo Publicado no Diário Oficial da União. No entanto, durante o período, o pescador artesanal passa a contar com o benefício do seguro-desemprego.

O fim do período de defeso é também a data-limite que o pescador artesanal tem para requerer o seguro-desemprego. Para isso, esses profissionais devem preencher um formulário no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou às entidades credenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em Prado,  os pescadores devem procurar SineBahia, que fica localizado na Praça Redonda – região central da cidade- para preencher o formulário de requerimento do seguro-desemprego do pescador artesanal.

O benefício é de um salário mínimo, pago pelo Ministério do Trabalho no período em que a pesca do camarão, da lagosta e de peixes, como o robalo, é proibida por causa do período de reprodução dessas espécies.

No caso do defeso do camarão, por exemplo, são duas parcelas de um salário mínimo, cada. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) é responsável por fazer a habilitação dos pescadores nos postos de atendimento da rede SineBahia.

Entre os meses de abril e maio os pescadores que realizam a pesca do camarão poderão requerer o benefício. Esse crustáceo faz parte do defeso, no període de 1º de abril a 15 de maio e de 15 de setembro a 30 de outubro.

De acordo com o ministério, após 30 dias, a primeira parcela estará disponível nas agências da Caixa, nas Casas Lotéricas ou nas unidades da Caixa Aqui. Para receber o pagamento, concedidas a cada 30 dias, o pescador artesanal precisa apresentar Carteira de Identidade e o número de inscrição como Segurado Especial.

O seguro-desemprego é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os critérios para pagamento são: estar com a licença atualizada, emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, com antecedência mínima de um ano da data do início do defeso; possuir inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como segurado especial; ter a comprovação de venda a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa; não estar recebendo nenhum benefício de prestação continuada da Previdência Social �?? exceto auxílio-acidente e pensão por morte �??; possuir comprovante de, pelo menos, dois recolhimentos ao INSS em nome próprio.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...