Comunidades Pataxó integram administração de Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O prefeito municipal de Prado, João Alberto Viana Amaral, �??Jonga�?� (PC do B), se reuniu com representantes de várias comunidades indígenas na manhã desta terça-feira (08) na aldeia �??Águas Belas�?�. O encontro representou o cumprimento de um compromisso firmado pelo gestor com o povo Pataxó, distribuído em onze comunidades localizadas no interior do município.

indios_pataxos_administracao_prado_03

Durante a reunião o índio João Braz �?? �??Harimõn�?� foi empossado Coordenador Municipal de Assuntos Indígenas.

Para o prefeito, a escolha de João Braz não poderia ter sido melhor, �??porque ele sempre lutou pelos índios, sempre buscando benefícios para o seu povo. A cultura indígena integra e enriquece a cultura do município e por isso também precisa ser mantida e em alguns casos até resgatada�?�, argumenta o gestor.

indios_pataxos_administracao_prado_01indios_pataxos_administracao_prado_02

O nome de João Braz foi uma decisão das próprias comunidades indígenas. Ele foi escolhido pelos caciques das onze aldeias, sendo indicado como intermediador oficial entre as comunidades e a administração municipal.

Marcando o pontapé inicial, no ato de posse, João Brás já mostrou a que veio. Apresentou uma pauta com reivindicações. Dentre elas, estão melhorias das estradas, um espaço para a venda de artesanatos, pedido de intervenção da administração do Governo Fé e Trabalho, junto ao governo do estado, para acelerar o processo de eletrificação rural, o conhecido projeto Luz Para Todos. Também a questão da educação e saúde foram temas levantados pelo índio Harimõn que elogiou a iniciativa do Prefeito Jonga em estreitar os laços com as comunidades indígenas. Lembrou a luta de seu povo pela busca de uma sincronia entre os diversos órgãos públicos.

Atendendo a solicitação das comunidades indígenas, a Prefeitura de Prado irá disponibilizar um espaço no Palácio da Cultura e no Espaço Cultural, que será construído, em Cumuruxatiba, para a exposição e comércio de produtos produzidos pelos índios. Nestes locais os índios poderão mostrar um pouco de sua cultura, história e de seus artefatos artesanais.

indios_pataxos_administracao_prado_06

O encontro também marcou a entrega de certificados á vários integrantes da comunidade de Águas Belas, que participaram recentemente da oficina de artesanato a base de fibra de coqueiro, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social Indígena �?? CRAS-Indígena.

A Coordenadora do CRAS-Indígena, Mônica Silva de Melo, disse que o objetivo das oficinas é a promoção de emprego e renda às famílias dos índios. Os certificados foram entregues, pelo Prefeito Jonga e a Secretária de Bem-Estar Social, Eliete Amaral, à crianças, jovens e idosos. O projeto deverá ser estendido à outras aldeias indígenas. O material confeccionado durante a oficina será comercializado, gerando renda aos índios. A próxima oficina deverá acontecer em Cumuruxatiba, utilizando como matéria prima, as conchas retiradas da praia.

indios_pataxos_administracao_prado_07indios_pataxos_administracao_prado_08

Em atendimento a principal reivindicação do povo Pataxó das aldeias localizadas no território pradense, o prefeito disponibilizou a motoniveladora (patrol) do município por trinta dias para as comunidades, �??isso vai atender a principal reivindicação dos índios que é o melhoramento das estradas que dão acesso ás aldeias. Os índios precisam de estradas, os ônibus escolares entram nas aldeias e ás vezes enfrentam dificuldades, por isso vamos resolver logo esse problema�?�, concluiu.

Carnaval 2011
Cutucado por um profissional de imprensa, Jonga aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a maior festa popular do país, o Carnaval. Segundo ele, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia já sinalizou que não vai investir nos carnavais do interior e �??isso dificulta as coisas�?�, diz.

Jonga lembrou que o município não vive só de carnaval, precisa manter a máquina administrativa funcionando e funcionando bem durante todo ano, inclusive com a folha de pagamento em dia, no entanto, confirmou uma atração de nome para o evento, �??vamos ter os dois, um carnaval de qualidade e a administração com responsabilidade sem deixar atrasar a folha de pagamento�?�, disse. Quando perguntamos quem seria a grande atração já fechada, o prefeito fez mistério, �??é surpresa e no momento apropriado vamos anunciar�?�.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas. Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do...

Inaugurado o Ponto de Cultura do bairro São Sebastião

Os moradores da cidade do Prado passam a contar com um espaço para danças e práticas desportivas. O Ponto de Cultura está localizado na Rua Ismael Fontoura, S/N, no prédio onde funcionava a Creche Irmã Dulce (extensão). Após o cerimonial, aconteceram apresentações de danças e de...

Filarmônica Lira Pradense com novos equipamentos e uniformes

Depois dos novos equipamentos musicais, a Filarmônica Lira Pradense estreou o novo uniforme. Por onde passava, chamava atençao dos moradores. A filarmônica faz parte dos atrativos e do acerto histórico e cultural do município. Cerca de quarenta jovens participam do projeto social, que...