Prado: Nova equipe do PREVFOGO

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


DSC09832

Com território remanescente da Mata Atlântica, no município de Prado, anualmente, equipes do PREVFOGO são empregadas em atividades de proteção e combate à fogo em áreas protegidas, à exemplo no Parque Nacional do Descobrimento, localizado no território de Prado. A principal função do PREVFOGO é proteger essa riqueza do patrimônio natural, com toda sua diversidade de fauna e flora.

Apoiando esta iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha em parceria intensificando as fiscalizações ambientais, conscientizando agricultores sobre os prejuízos ecológicos em áreas devastadas, além de estabelecer medidas preventivas e controle.

Lamentavelmente, todos os anos, ocorrem várias queimadas em áreas com Mata Atlântica, de forma criminal ou involuntária, por conta do ar seco em épocas do ano e, também, por descuido da comunidade.

DSC09841

A Brigada Prevfogo/IBAMA atuará, inicialmente, nesse último semestre de 2010, até março/2011, quando há maior incidência do problema na região. Sua sede vai funcionar no prédio da Prefeitura Municipal de Prado e contará com todos os instrumentos de segurança e de trabalho para combater fogo, além de veículo adequado, com tração nas quatro rodas.

Para compor o quadro de funcionários da Brigada PREVFOGO, uma seleção pública permitiu a contratação de 1 (um) chefe de brigada, 2 (dois) chefes de esquadrão, 12 (doze) brigadistas de combate a incêndios. A remuneração vai de R$ 510,00 à R$ 1.020,00, além de auxílio alimentação, vale transporte, auxílio pré-escola e seguro acidente.
DSC09846

Nesta sexta-feira (19), Antônio Fagundes, esteve na sede do PREVFOGO orientando a equipe que atuará no município de Prado, além de entregar equipamentos que serão utilizados no programa. Ele nos disse que é muito importante a participação da comunidade para o sucesso do programa.

DSC09843

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Patrícia Carvalho, disse que o município sempre desempenhou atividades de educação e conscientização para proteção das riquezas naturais existentes no território pradense e, que a iniciativa do PREVFOGO, faz parte das concepções ambientais da atuação gestão, através da qual o programa está recebendo todo o apoio necessário para realizar seu trabalho em Prado.

 DSC09842PREVFOGO – Criado em 10/04/1989 através do Decreto 97.635, o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, tem a competência de coordenar as ações necessárias à organização, implementação e operacionalização das atividades relacionadas com a educação, pesquisa, prevenção, controle e combate aos incêndios florestais e queimadas.
Incêndio Florestal: �? todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), ou por fonte natural (raio).
 
Queimadas: São práticas agropastoris ou florestais, onde o fogo é utilizado de forma controlada, atuando como um fator de produção.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...