Prado: Análise política da eleição de escolha da nova Mesa Diretora

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na Câmara de Vereadores de Prado, o bloco que dá sustentação ao Prefeito João Alberto Viana Amaral – o Jonga – sofreu uma rachadura de alto impacto, assim que se iniciou a apuração dos votos para escolha dos novos membros da Mesa Diretora, durante os próximos dois anos �?? biênio 2011/2012. Composto pelos vereadores Artur (PCdoB), Bebeti (PP), Cona (PT), Moréia (PCdoB) e Robério (PT), o bloco da situação teve um de seus representantes votando contra o projeto político do atual prefeito de Prado.

DSC09920

Do outro lado da trincheira está o bloco de oposição, formado pelos vereadores Alfredinho (PSC), Dr. Fernando (PMN), Robertinho (PP) e Sessé (PSL). Para muitos, estes últimos saíram fortalecidos, ao demonstrar grande poder de articulação para desestruturar a base de sustentação política do Prefeito Jonga. Analistas políticos confirmam esta tese e afirmam que, mesmo numa eventual anulação da votação desta segunda-feira (22), o bloco de apoio ao Prefeito Jonga chega enfraquecido.

DSC09928

O vereador Robertinho negou a possibilidade de acontecer nova eleição. Antes mesmo da votação, ele já clamava para que os grupos aceitassem tranquilamente derrota e vitória, diferente do que realmente aconteceu.

DSC09860

Após a sessão, Robério disse que a votação, apelidada de �??cartas marcadas�?�, aconteceu inconstitucionalmente contrária, aos preceitos jurídicos, presentes na Lei Orgânica, onde há previsão de que os votos sejam secretos, reafirmando que o novo presidente só será conhecido na próxima segunda-feira (29).

DSC09930

O parlamentar Alfredinho disse que a anulação está fora de cogitação, acrescentando que irá ingressar com um pedido na Justiça para validar a sessão que definiu sua chapa vitoriosa.

DSC09926

O vereador Sessé estava visivelmente descontente com o encerramento da sessão, sem que a chapa em que está presente fosse divulgada vitoriosa, bradando que não houve marcação em cédula, conferida por ele e pelo vereador Cona.

DSC09949

Cona disse que na próxima sessão, quando acredita acontecer nova votação, o bloco da situação irá votar aberto, ou seja, divulgar publicamente o voto. Esta deve ser a saída encontrada para manter o grupo unido no mesmo projeto político. O vereadeor se fundamentou na Lei Orgânica Municipal para condenar a prática do “voto marcado”, acrescentando previsão na Constituição Federal, em defesa da anulação da votação.

Fica evidente a articulação da oposição e a coesão para assumir a Presidência da Câmara, como meio de enfraquecer a administração do Prefeito Jonga, para que seja mais fácil o embate político nas eleições municipais de 2012. Para o Prefeito fica o cenário em que terá de recompor o bloco que dá sustentação à sua administração, para que o final de sua gestão não seja tomado por turbulência.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Anunciado aumento de salário para servidores da Câmara de Vereadores do Prado

O aumento vai ser de 10,6% para servidores ocupantes de cargos na Câmara de Vereadores do município do Prado. O anúncio foi feito durante a sessão legislativa desta terça-feira (15). De acordo com o Presidente da Mesa Diretora, Odilei Matos, "o reajuste recompõe parte das perdas...

Iniciado o trabalho legislativo na Câmara de Vereadores de Prado

A primeira sessão legislativa do exercício de 2022 aconteceu na manhã desta terça-feira (08), com a presença de todos os vereadores. Em pauta, projetos de lei com indicação para a concessão de títulos de cidadão para pessoas com relevantes serviços prestados à população pradense.Dentre os...

Câmara de Prado homenageia o dia internacional das mulheres

As atividades legislativas desta terça-feira (08) foram encerradas com a distribuição de flores e outras lembranças para as mulheres presentes no plenário, para as colaboradoras e para Luciana da Lookgás, única mulher a ocupar uma das onze cadeiras de vereador na Câmara Municipal de...