Tiririca é o deputado federal mais votado do Brasil, em 2010

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

TIRIRICA_candidatoCom o slogan �??Pior que tá não fica�?�, e sem conseguir discorrer sobre sua plataforma política, Tiririca (PR) foi o candidato a deputado federal mais votado do Brasil nas eleições 2010. Para especialistas, os votos direcionados à Tiririca podem ser resultado de descrédito da população em políticos tradicionais e no histórico da própria política brasileira, entoando a necessidade de se realizar uma urgente reforma política que, até então, vem sendo adiada e muito pouco discutida.

Francisco Everardo Oliveira Silva, nome de batismo do palhaço cearense, de 45 anos, teve 1.353.820 votos, sendo o deputado mais votado do Brasil, nas eleições 2010. Na história, apenas Eneás (do Prona) o superou, com 1,5 milhão de votos.

Com a grande quantidade de votos de Tiririca, outros postulantes, com números inexpressivos, foram eleitos puxados pelo humorista por causa do quociente eleitoral – a soma dos votos da legenda e dos candidatos dividida pelas vagas de cada estado.

Este número determina a quantidade de votos que um deputado precisa para se eleger, e o excedente é distribuído entre outros candidatos do partido e chapas coligadas. 
 
A propaganda eleitoral de Tiririca chamou atenção. Vestido de palhaço, ele apareceu entoando frases do tipo: “O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto“, �??vote no abestado�?� e �??estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal para ajudar os mais ‘necessitado’, inclusive a minha família�?�. O candidato a governador de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, não achou graça. Assumiu o desconforto e mandou tirar sua imagem da propaganda do humorista.

Mas nem só de piadas foi feita a campanha. O humorista foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por falsidade ideológica. No pedido de registro da candidatura, Tiririca declarou não ter bens em seu nome. Porém, em entrevista à revista Veja, disse que o patrimônio havia sido transferido para terceiros por conta de processos trabalhistas, de alimentos e partilhas de bens movidos pela ex-mulher, que tramitam no Ceará.

O MPE também denunciou o candidato por analfabetismo. Mas o juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira rejeitou o pedido, argumentando que �??a legislação eleitoral, desde a Constituição Federal até os atos infralegais, não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria�?�. Ainda cabe contestação. Caso seja provado o analfabetismo, o palhaço poderá ter o mandato cassado.

Não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?
A vida profissional de Tiririca começou cedo. Aos oito anos, estreou no circo como equilibrista, malabarista e mágico em Itapipoca (CE), sua cidade natal. E, ainda criança, arriscou os primeiros números vestido de palhaço. Já na adolescência, foi dono do próprio picadeiro, que acabou pegando fogo.

Tiririca ficou conhecido pela música Florentina, lançada nacionalmente em 1996 pela Sony Music, após vender cerca de mil cópias de um CD independente na Bahia e em Pernambuco, financiado pelos amigos. Na época, o palhaço emplacou a canção exaustivamente nas rádios e nos programas de auditório com o refrão �??Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?�?�, e chegou a ganhar um disco de ouro. Ele inclusive batizou a primeira filha, hoje com 13 anos, com o nome da personagem título de seu sucesso.

A carreira do humorista inclui quatro álbuns e participação em programas de televisão. No auge de Florentina, protagonizou o humorístico A Vila do Tiririca, na extinta TV Manchete. Antes de se lançar candidato, fez parte do elenco do Show do Tom, atração de Tom Cavalcante na Record.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Wagner nomeia mulher do deputado Mário Negromonte Júnior

O governador Jaques Wagner nomeou na última quinta-feira, passado o Carnaval, Camila Vasquez Gomes Negromonte para o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), veja divulgação no site do tribunal. Seu nome foi...

Eleitor rejeita candidato que decidiu doar salário

Como o eleitor brasileiro é perverso. Muitas vezes não analisa o currículo do candidato, na hora do voto. Em Alagoinhas, o candidato Rui Sapucaia (PSC) chamou atenção, em todo o país, ao registrar em cartório documento em que renunciaria o seu salário, em favor...

Vereadora eleita de Natal confirma que renunciará ao salário

A vereadora eleita de Natal, Eleika Bezerra (PSDC), confirmou que renunciará integralmente o salário de parlamentar. Ainda na campanha eleitoral, a política, que é professora universitária aposentada, protocolou em cartório o documento onde informava que destinaria os salários a instituições filantrópicas. "Felizmente, eu...