Governador da Bahia confirma construção de UPA em cidades do extremo sul

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em programa gravado para exibição durante o horário eleitoral, que foi ao ar nesta quarta-feira (01/09), o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, anunciou compromisso de construir, em um eventual novo mandato, 47 Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A proposta se baseia no atendimento à pacientes através do serviço de urgência 24 horas. Desta forma, estas unidades atuariam como triagem para posterior encaminhamento às unidades de maior porte, conforme a complexidade do problema de saúde detectado pelos médicos.

upa_2

As Unidades de Pronto Atendimento funcionariam em prédios construídos especificamente para esse fim, em hospitais ou outras unidades de saúde, já existentes. Nestes locais, a população teria disponiveis serviços para atendimento à problemas de pressão alta, febre, acidentes com queimaduras, cortes, traumas, além de primeiros socorros, em casos de infarto ou acidente vascular cerebral. A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a ser uma ferramenta de extrema valia para o sucesso e bons resultados das UPA´s.

upa

A estrutura física e o projeto arquitetônico das UPAs sequem o padrão nacional.

O atual governador da Bahia garantiu a construção das unidades de atendimento 24 horas nas cidades de Teixeira de Freitas, Prado, Eunápolis e Porto Seguro. Também seriam atendidas as cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Alagoinhas, Esplanada, Rio Real, Simões Filho, Paulo Afonso, Valença, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Guanambi, Jacobina, Capim Grosso, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim, Itapetinga, Bom, Jesus da Lapa, Irecê, Cruz das Almas, Poções, Santa Maria da Vitória, Seabra, Gandu, Brumado, Luis Eduardo Magalhães, Caetité, Macaúbas e Vera Cruz.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Críticos do rol taxativo afirmam que 49 milhões de usuários estão em risco; lista da ANS tem mais de 3 mil procedimentos, mas não contempla tratamentos como quimioterapia oral e radioterapia pressfoto - www.freepik.com Planos de saúde não são mais obrigados...

Audiência pública discute a segurança do município de Itamaraju

Com a representação de vários setores da sociedade, a reunião presidida pelo magistrado Rodrigo Quadros de Carvalho, Juiz da Vara crime da Comarca local, manifestou ao público problemas que impactam na elevação da taxa de crimes, desde a violência doméstica à vultuosas apreensões de...