Prado inaugura o SAMU

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

DSC09820

Esta sexta-feira (27/08) ficará marcada na história de Prado como a data em que um importante instrumento de saúde passou a atender o município. A proposta é que esta ferramenta possa beneficiar a população com atendimento especializado e dedicado.

DSC09852

Ao lado de Antônio Carlos Magalhães Neto, o “Carlão” (Secretário Municipal de Saúde), o prefeito do município, João Alberto Viana Amaral (o “Jonga”) inaugurou, numa solenidade pública bastante concorrida, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

DSC09794

O Secretário Municipal de Saúde, Antônio Carlos Magalhães Neto, o “Carlão”, disse que o início de operações do SAMU é um marco importante na história administrativa de Prado. �??A partir de agora os pradenses já podem discar 192 para fazer uso deste que passa a ser um dos maiores patrimônios do município. Vamos continuar promovendo uma saúde mais próxima do povo. Para isto seguimos implantando instrumentos para fazer com que o município desponte, neste segmento, como um dos melhores no estado. Os frutos já estão mudando a vida do povo desta terra�?�, afirmou.

DSC09841

A agenda de atividades contou com a presença de toda a equipe de profissionais do SAMU, do ex-superintendente de Atenção Integral à Saúde do Estado da Bahia, Alfredo Boa Sorte (grande influenciador para a canalização de investimentos na área de saúde do município pradense), além de Robério dos Santos Barros (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores), acompanhado dos vereadores Jesseilton Costa Almeida, o “Sessé”, Artur Vieira de Medeiros, Edmundo dos Santos, o “Cona” e Edson Ferreira dos Santos, o “Moreia”.

Também se fizeram presentes os secretários municipais, numa cerimônia que reuniu muita gente na sede do serviço de Atendimento Móvel de Urgência, localizada no bairro São Sebastião.

DSC09808

O Prefeito de Prado falou sobre os investimentos da prefeitura em diversas áreas, destacando o avanço na saúde que já oferece diversos procedimentos, nunca antes existentes. Comentou a construção de duas creches (uma no bairro São Brás e outra em Cumuruxatiba), o patrolamento de 260 quilômetros de estradas vicinais existentes no interior do municipio, nova iluminação nas principais avenidas do bairro São Brás e na entrada de Cumuruxatiba, a construção do Palácio do Turismo, duas praças no centro da cidade, uma praça em Limeira e outra em Palmares, laboratórios de informática em assentamentos, distritos e aldeias indígenas,implantação do sistema de abastecimento de água em Palmares, a reforma do Mercado Municipal, a construção da sede do INSS e de vinte casas à desalojados pelas chuvas torrenciais que castigaram o município, no último mês de abril.

DSC09779

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Este serviço é o responsável pelos primeiros atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, através do telefone 192.

Veja as situações em que o SAMU deve ser chamado:
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
* Em casos de Intoxicação exógena;
* Em caso de queimaduras graves;
* Na ocorrência de maus tratos;
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
* Em casos de tentativas de suicídio;
* Em crises hipertensivas;
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
* Em casos de afogamentos;
* Em casos de choque elétrico;
* Em acidentes com produtos perigosos;
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Audiência pública discute a segurança do município de Itamaraju

Com a representação de vários setores da sociedade, a reunião presidida pelo magistrado Rodrigo Quadros de Carvalho, Juiz da Vara crime da Comarca local, manifestou ao público problemas que impactam na elevação da taxa de crimes, desde a violência doméstica à vultuosas apreensões de...

Assumiu hoje (22) a coordenação do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, a odontóloga sanitarista, Viviann Ferreira. Com especialização em Saúde da Família, Administração Hospitalar e Sistemas de Gestão, a coordenadora terá o desafio de contribuir com os avanços...

Moradora fala dos serviços de saúde no município do Prado

As ações que visam mudança precisam ser incentivadas e reconhecidas. Na cidade de Prado, a moradora do bairro São Sebastião, Valdeci Vitória, dona de casa, reconhece a diferença no tratamento e nos serviços, utilizados por ela, tanto no Hospital Jonival Lucas, quanto na Unidade de...