Wagner e César Borges saem na frente, segundo pesquisa DataFolha

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Candidato

Percentual

Jacques Wagner (PT)

44,0%

Paulo Souto (DEM)

23,0%

Geddel Vieira (PMDB)

13,0%

Bassuma (PV)

0,5%

Professor Carlos (PSTU)

0,5%

Brancos/Nulos

5,0%

Não sabem em quem votar

14,0%

1086 eleitores de 51 cidades baianas

100,0%

foto-eleicoes-2010A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, após a oficialização das candidaturas em 2010, revela que Jacques Wagner (PT) lidera a disputa entre os demais candidatos ao governo da Bahia. Além do atual governador, estão na disputa Paulo Souto (DEM), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), Bassuma (PV), Professor Carlos (PSTU), Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB)

O levantamento ouviu 1086 eleitores baianos entre os dias 20 e 23 de julho de 2010, em 51 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

O atual governador tem melhor desempenho entre os mais ricos (60%), entre os simpatizantes do PT (61%), e entre os que votam em Dilma Rousseff (60%) para presidente. Já o ex-governador Paulo Souto atinge os melhores índices entre os que têm entre 35 e 44 anos (28%), entre os que votam no tucano José Serra para presidente (39%) e entre os que reprovam o desempenho de Jaques Wagner no governo (35%).

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem 25% das citações, Paulo Souto, 7%, Geddel Vieira Lima, 5%. Outros candidatos não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 56% e outras citações somam 3%. Ainda existem 3% que afirmam votar em branco ou nulo.

Paulo Souto é o candidato mais rejeitado pelos eleitores: 29% não votariam no ex-governador. Geddel Vieira Lima tem rejeição de 18% e Jaques Wagner têm 16%. São rejeitados ainda Bassuma (PV), Marcos Mendes e Sandro Santa Bárbara, com 15% cada, e Professor Carlos, com 13%. Não rejeitam nenhum candidato somam 11% e outros 3% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 13%.

A rejeição a Paulo Souto é maior entre os mais escolarizados (52%), entre os mais ricos (42%), entre os homens (37%) e entre os que moram na capital (33%). Geddel Vieira Lima tem sua maior rejeição entre os mais escolarizados (32%), e entre os que moram em Salvador (28%).

Perguntados sobre a influência do apoio do presidente Lula a um candidato a governador, 48% afirma que votaria no candidato apoiado por Lula, 25% talvez votariam nesse candidato, e 22% não votariam em um candidato apoiado pelo presidente.

Para a maioria dos entrevistados (57%) o presidente Lula está apoiando o atual governador Jaques Wagner para a sucessão baiana, porém 6% dizem que Lula apóia o ex-ministro Geddel Vieira Lima, e para 3% ele apóia o ex-governador Paulo Souto. Dos entrevistados, 33% não sabem quem o presidente apóia na Bahia. Em Salvador, 60% afirmam que o apoio do presidente é para Wagner, assim como os mais escolarizados, dos quais, 87% citam o nome do petista como nome apoiado pelo presidente. Os mais ricos (85%) também citam o nome de Jaques Wagner como nome apoiado por Lula.

Corrida ao Senado


César Borges (PR) lidera corrida ao senado baiano com 34% da intenção de votos. Lídice (PSB) com 22% e Walter Pinheiro (PT) com 18% brigam pela segunda vaga. José Ronaldo (DEM), tem 9% das intenções de voto, Edvaldo Brito (PTB), 7%, Aleluia (DEM), 6%, Edson Duarte (PV), 4%, Carlos Sampaio (PCB), 3% e Zilmar e França, ambos do PSOL com 2% cada. Albione (PSTU) atingiu 1% das intenções de voto. A maioria (65%) ainda não sabe em quem votar para o senado, e 28% votariam em branco ou anulariam o voto se a eleição fosse hoje.

César Borges é preferencialmente escolhido entre os eleitores de José Serra (43%), entre os simpatizantes do PMDB (52%) e entre os eleitores com nível de escolaridade médio (40%). Já Lídice tem melhor desempenho na capital (40%) e entre os que ganham mais do que cinco salários mínimos (37%). Walter Pinheiro se destaca na capital (25%), entre os mais escolarizados (35%) e entre os simpatizantes do PSDB (31%).


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministro Da Defesa:

Prefeito Declara Apoio A Zema:

Governador Romeu Zema inaugurou sistema de captação de água do Rio São Francisco (foto: Alex Sezko/divulgaçao)O governador Romeu Zema (Novo) presidiu, nesta quarta-feira (8/6), em Montes Claros, a solenidade de inauguração do sistema de captação de...

Damares Alves: