Eleitor terá que levar documento de identificação com foto para votar

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A partir da eleição de 2010, o eleitor terá que apresentar, além do título de eleitor, um documento de identificação com fotografia. Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

carteira_trabalhohabilitacaoreservista_2titulo_eleitor

Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.

A exigência foi incluída na minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.

O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela minirreforma eleitoral, a lei 12.034/2009.

Segunda via
Quem perder ou tiver o título de eleitor extraviado poderá pedir segunda via do documento até 23 de setembro, em qualquer cartório eleitoral. Segundo o TSE, a reimpressão será feita na hora.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Wagner nomeia mulher do deputado Mário Negromonte Júnior

O governador Jaques Wagner nomeou na última quinta-feira, passado o Carnaval, Camila Vasquez Gomes Negromonte para o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), veja divulgação no site do tribunal. Seu nome foi...

Eleitor rejeita candidato que decidiu doar salário

Como o eleitor brasileiro é perverso. Muitas vezes não analisa o currículo do candidato, na hora do voto. Em Alagoinhas, o candidato Rui Sapucaia (PSC) chamou atenção, em todo o país, ao registrar em cartório documento em que renunciaria o seu salário, em favor...

Vereadora eleita de Natal confirma que renunciará ao salário

A vereadora eleita de Natal, Eleika Bezerra (PSDC), confirmou que renunciará integralmente o salário de parlamentar. Ainda na campanha eleitoral, a política, que é professora universitária aposentada, protocolou em cartório o documento onde informava que destinaria os salários a instituições filantrópicas. "Felizmente, eu...