Governo incentiva crescimento industrial da celulose no estado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


jacques_wagner_suzano(2)_620x400_16.06.2010

A política de expansão industrial empreendida pelo Governo do Estado está revelando gradativamente resultados positivos para a descentralização do desenvolvimento na Bahia. Em Mucuri, no extremo sul, por exemplo, a fábrica Suzano Papel e Celulose, visitada, nesta terça-feira (15/06), pelo governador Jaques Wagner, planeja novos investimentos diante do apoio estadual.

“A atração de empresas que têm crescido na Bahia é resultado da relação de transparência entre governo e empresariado, na busca de soluções para o desenvolvimento. Ao lado disso, temos programas eficientes de incentivos fiscais, além do atual contexto econômico favorável da Bahia. Prova disso são os resultados do último PIB e do recorde na geração de 42 mil empregos”, afirmou o governador.

Na ocasião da visita, ele e o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, participaram de uma reunião com os representantes da empresa para discutir as possibilidades de crescimento na Bahia. Hoje, a fábrica já implantou a segunda unidade industrial, na qual foi investido R$ 1,3 bilhão, e produz quase 2 milhões de toneladas de celulose e papel por ano.

Para isso, aproximadamente cinco mil trabalhadores diretos foram contratados, além dos 15 mil empregos indiretos que, estima-se, a produção de eucalipto gera em toda a região – que reflete os benefícios da expansão industrial descentralizada por toda a Bahia.

�??Nesse sentido, só temos o que comemorar. Somente no ano passado, 70% das fábricas vindas para o estado instalaram-se no interior. Isso permite um crescimento igualitário das regiões e a geração de emprego e renda consistente fora do eixo Região Metropolitana de Salvador (RMS)�?�, enfatizou James Correia.

jacques_wagner_suzano_620x400_16.06.2010O secretário destacou que a visita empreendida às instalações da Suzano integra a ação itinerante realizada pela Secretária de Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm) durante esta semana. �??Estamos percorrendo as regiões sul e extremo sul da Bahia para gerar, ao lado do empresariado regional, soluções rápidas ao crescimento industrial�?�, explicou Correia.

Em 2010, a Suzano Papel e Celulose pretende plantar 19 milhões de mudas de eucalipto no estado. A segunda linha de produção começou a operar em agosto de 2007, com foco na exportação.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Antônio Maciel, “além da celulose, a empresa também movimenta toda a cadeia produtiva do eucalipto. A expectativa é crescer com apoio das iniciativas do Governo do Estado”.

No mercado há 85 anos, esta é uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina e a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. A companhia conta com quatro unidades industriais – Suzano, Rio Verde e Embu, no estado de São Paulo, e Mucuri, no sul da Bahia.

A Suzano ainda integra o Consórcio Paulista de Papel e Celulose, localizado em Americana (SP), do qual detém 50% do capital, e também possui escritórios comerciais nas capitais paulista e baiana e estrutura para comercialização na Inglaterra, Estados Unidos, China, Suíça e Argentina.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cantora gospel revelada no Raul Gil denuncia agência de talentos por abusos

Gaby Cardozo, uma promissora cantora gospel de apenas 17 anos, natural do Ceará, tem enfrentado sérios desafios desde sua mudança para São Paulo. A jovem, que ganhou notoriedade após participar do programa Raul Gil, conhecido show de calouros na televisão brasileira em 2023, agora está no centro de uma polêmica envolvendo acusações graves contra a

Malafaia denuncia jornalista e se diz vítima de armação

O pastor Silas Malafaia gravou um vídeo respondendo a uma reportagem publicada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. Em seu texto, Jardim cita um trecho do inquérito sobre a morte da vereadora Marielle Franco, que diz que “‘Segurança’ de Brazão recebia pagamentos da milícia em igreja de Malafaia”. Em seu vídeo, Malafaia diz que

Wesley Ros sobre Paulo Marcelo vender espetinho: “lei do retorno”

O pastor Wesley Ros reagiu à notícia de que o também pastor Paulo Marcelo estaria trabalhando com venda de espetinhos para sobreviver. Ros, que militou em um lado oposto ao de Marcelo durante as eleições de 2022, disse que chegou a ser incentivado a refutar as falas do colega durante a campanha, mas não o