Secretaria de Educação de Prado comemora aquisição da Sala de Recursos Especiais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


bruna_giorno_secretaria_educacao_pradoA Secretaria de Educação de Prado está comemorando a chegada dos materiais para a Sala de Recursos Especiais. De acordo com a secretária municipal de Educação, Bruna Giorno, �??a sala de recursos é um ambiente especial, equipada com materiais e recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem do aluno. São espaços preparados para garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, contendo computadores com programas de leitura para deficientes visuais, impressoras em Braille, livros com fontes maiores e outros equipamentos�?�.

O objetivo é o atendimento individualizado ao educando portador de deficiência que freqüenta a classe regular, permitindo a recuperação paralela de noções ainda não dominadas e o desenvolvimento de trabalho específico de acordo com as necessidades especiais de cada aluno, facilitando assim, uma melhor participação e integração.

Bruna explicou ainda, que a Sala de Recursos Especiais é destinada a organizar um espaço para atendimento educacional especializado e a Secretaria de Educação de Prado, tem uma preocupação muito grande com a inclusão desses alunos. �??�? necessário abraçar a todos, não só uma fatia específica, mas principalmente aqueles que têm déficit de aprendizagem e nas possibilidades cognitivas�?�, informou Giorno.

A secretária Bruna Giorno informou também, que todo o material pedagógico da Sala de Recursos Especiais já está em Prado e de acordo com informações do MEC até o início do segundo semestre chegará o material tecnológico. Dos municípios do extremo sul baiano, o Prado foi o primeiro a receber a Sala de Recursos Especiais, que vai funcionar na Escola Anísio Teixeira.

Para ajudar o educando a desenvolver seu potencial, o professor deverá usar técnicas variadas e adequadas na utilização dos materiais existentes. O plano de atendimento na sala de recursos deverá ser feito em entrosamento com o professor da classe comum, respeitando-se como norma, o nível de desempenho de cada aluno e funcionará na escola regular em horário escolar, com professor especializado.

A inclusão de alunos especiais está  prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que engloba mais de 50 ações que, juntas, devem assegurar uma educação de qualidade.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Projeto de Prado promove a educação através de grandes nomes da literatura baiana

Projeto consiste em lecionar aulas da língua portuguesa, focadas em gramática e na literatura brasileira para do Homero Pires (do terceiro ano do ensino médio da rede estadual) e do Anísio Teixeira (9º ano da rede municipal), duas escola do município de Prado. Uma grande...

Alunos participam de projeto para conscientizar sobre a dengue

Várias escolas da rede de ensino da cidade do Prado saem às ruas nesta sexta-feira (13) para conscientizar sobre os cuidados necessários com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação faz parte do projeto educacional das escolas Benjamim Mascarenhas, Luis Eduardo e...