Prado: Detentos se rebelam contra pessimas condições da alimentação

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


DSC01695_620x400_17.05.2010DSC01703_620x400_17.05.2010

No final da manhã desta segunda-feira (17/05), os detentos da Delegacia de Polícia Civil de Prado se recusaram a comer a alimentação que é fornecida diariamente. Todas as 41 (quarenta e uma) marmitas fornecidas foram lançadas ao lixo pelos próprios detentos. Ameaçaram se amotinar e destruir todo o complexo carcerário de Prado se, nos próximos dias, o problema não for resolvido.

A justificativa para o ato desta segunda-feira, segundo os detentos, seria que as marmitas estavam sendo servidas impróprias para o consumo. Acrescentaram que o fato vem se repetindo há vários dias, quando eram obrigados a se alimentar com almoço azedo.

 Nossa equipe obteve informações de que o fornecedor da alimentação entregue aos detentos pradenses, através de concorrência pública licitatória direta com o governo baiano, exigiu que a cozinheira melhorasse o produto entregue, além de se comprometer a vistoriar a alimentação e a se reunir com os detentos e a Delegada Rosângela Santos, visando sanar definitivamente este problema.

A insatisfação dos detentos, no entanto, se sustenta na situação em que estão submetidos, já que as celas estão superlotadas e em péssimas condições toda a estrutura física da delegacia, com inúmeros pontos de infiltração. Deve ainda se somar o precário sistema de abastecimento de água, esgotamento das celas deficitário, iluminação e a própria condição em que estão distribuídos em 3 (três) celas com área de 3,75 m2 (2,5 x 1,5), abrigando 12 detentos cada.

 DSC03453_620x400DSC01708_620x400_17.05.2010

Para abrigar os detentos femininos, o então delegado Dr. Kleber Gonçalves, se viu obrigado a fazer uso da sala destinada ao alojamento feminino onde, desde então, está abrigando mulheres. Nesta cela há, atualmente, 3 (três) mulheres. Há poucos, chegou a conter 11 (onze).

A população carcerária de Prado mantém 41 (quarenta e um) detentos. Número três maior do que aquele aceitável ao oferecimento de direitos humanos e condições dignas para o cumprimento de sua dívida com a sociedade.


Procurado pelo PrimeiroJornal, o Prefeito João Alberto Viana Amaral, o ‘Jonga’, nos informou que desde 2009 vem tentando junto à Secretaria de Segurança Pública da Bahia a reforma da Delegacia de Prado.

{xtypo_quote}DSC01319_700x450_02.05.2010Recentemente estivemos em Salvador tratando exatamente de melhorias para a Delegacia de Prado. O governador Jacques Wagner e o Secretário de Segurança Pública, César Nunes, se sensibilizaram com a situação em que se encontram nossos detentos e prometeram enviar um engenheiro para analisar as condições de nossa delegacia, com intuito de se construir um projeto capaz de oferecer melhores condições à população carcerária de nosso município. Inclusive, estaremos enviando no dia de hoje esta matéria do PrimeiroJornal à Secretária de Segurança Pública da Bahia, para concretizar o motivo de nossa preocupação, quando buscamos melhorias. �? importante pontuar que nossos esforços já conseguiram considerável progresso: a nomeação de uma delegada, o aumento de efetivo de policiais civis e a vinda de duas viaturas{/xtypo_quote}

O Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Antônio Leal, nos informou que a situação em que se encontra a Delegacia de Prado é muito grave e que, há muito, o Conselho de Segurança de Prado vem chamando atenção para que melhorias sejam promovidas.

{xtypo_quote}DSC01320_700x450_02.05.2010Iremos enfatizar o pedido de urgentes providências e melhorias na Delegacia de Prado, junto à 8ª Coordenadoria de Polícia Civil, representada por Dr. Marcos Vinícius e, se necessário vamos recorrer à Secretaria de Segurança Pública da Bahia para cobrar as providências necessárias. Já chegamos aos extremos. Não dá mais para suportar esta situação{/xtypo_quote}

Procuramos a delegada titular de Prado, Dra. Rosângela Santos, mas não conseguimos encontrá-la. Segundo informações, ela encontra-se tomando cursos na capital baiana, pra onde seguiu no dia 08 e deverá retornar no próximo dia 19/05.

Exemplos como o de Prado têm aprofundado o caos carcerário, com reflexos diretos na segurança pública, não alcançando o resultado que a sociedade anseia, principalmente pelo fato de que as cadeias do Brasil têm ampliado o sentimento hostil à própria sociedade. Em tese, grande parte deste gargalo se deve às péssimas condições em que os detentos estão submetidos, maximizados pela falta de instrumentos que sociabilizem aqueles a quem se esperava aprimorar através das ferramentas jurídicas de privação de liberdade e de direitos.


{vsig}2010/05.maio/18/prado_detentos_rebelam{/vsig}.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bahia vai convocar policiais militares e realizar concurso para polícia civil

2.800 policiais militares aprovados em concurso público serão convocados esse ano para ingressar na corporação. Já neste mês de março 1.000 policiais novos chegam para reforçar a segurança pública no interior do estado, após formação. Outros 1.800 iniciam curso e estarão atuando na Polícia Militar...

Motocicletas e viaturas novas são entregues na comemoração dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu mais 150 motocicletas e 27 viaturas para reforçar a segurança pública no estado. A entrega dos 177 veículos faz parte dos atos de comemoração dos 197 anos da corporação, comemorado nesta quinta-feira (17), num evento realizado na Vila...

Entrega de novas viaturas contam a presença do comandante geral da Polícia Militar em Itamaraju

Na tarde de quarta-feira (07), aconteceu na Sede da 43ª CIPM, em Itamaraju, a cerimônia de entrega oficial de novas viaturas que passarão a integrar a frota da unidade. No ato que foi presidido pelo Coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA, a unidade...