Prado: Caps realiza I Encontro de Saúde Mental

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos
DSC01532_620x400_09.05.2010
Na manhã desta sexta-feira (07/05) a equipe do CAPS de Prado realizou o I Encontro de Saúde Mental, na Câmara de Vereadores de Prado. O principal objetivo do evento foi quebrar o estigma da sociedade que ainda carrega a crença e o preconceito de que o CAPS seja um local para abrigar doentes mentais, popularmente conhecidos como �??doidos�??.

O CAPS (Centro de Assistência Psico-Social) é um dispositivo de saúde mental do município, cujo objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  A principal função do CAPS é prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos.

A implantação do CAPS, nos municípios, acontece segundo o perfil populacional. Segundo o Ministério da Saúde, o critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município. Atento às necessidades do município, que hoje conta com um CAPS (nível 1) capaz de atender à 165 pacientes enquanto, de fato, atende a 585, Antônio Carlos Magalhães Neto, o �??Carlão�?? (Secretário Municipal de Saúde de Prado), buscou junto ao Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, a reclassificação do CAPS para nível 2.

Como resultado da intervenção da administração municipal, chefiada pelo Prefeito João Alberto Viana Amaral, o �??Jonga�?? (PCdoB) e pelo secretario de saúde esteve, no município, Tânia Duplatt (Técnica da Saúde Mental da Bahia e apoiadora da macrorregião do extremo sul baiano), para vistoriar e inspecionar as instalações e processos de atendimento e tratamento de pacientes de saúde mental, no CAPS de Prado, visando a reclassificação dos serviços.

DSC01528_620x400_09.05.2010

Segundo Duplatt, sua função é dinamizar os serviços dos CAPS oferecendo apoio técnico e de capacitação, além de ajudar na articulação com os outros dispositivos do território. �??Nosso parecer é que o CAPS deste município tem todas as condições de ser reclassificado para nível 2. Isto irá oferecer maior recurso e melhores condições aos pacientes ali atendidos, já que mais profissionais e recursos serão disponibilizados�?�, declarou.

DSC01531_620x400_09.05.2010

Segundo Luana Rosa Machado (psicóloga e coordenadora do CAPS de Prado) o encontro foi formatado para quebrar este paradigma de preconceito e discriminação à este tipo de paciente, além de promover a interação dos pacientes com a comunidade. Acrescentou que dentro do CAPS estão sendo realizadas oficinas terapêuticas e que os trabalhos realizados nestas oficinas deverão ser comercializados para que seja revertido em renda e beneficie estes pacientes. �??�? um projeto de dupla função social: enquanto o paciente se ocupa em oficinas terapêuticas, ainda estaremos proporcionando à ele a geração de renda. Ao longo deste ano, eles estão construindo estes materiais. Acreditamos que até o final do ano, já possamos fazer exposições. Isto envolve todo um processo terapêutico a ser construído. Não é só colocar o paciente para produzir. Temos que respeitar, além da  terapia, questões burocráticas, administrativas, sociais, psicológicas, familiar e individuais de cada paciente�?�, afirmou.

DSC01523_620x400_09.05.2010

O Secretário Municipal de Saúde, �??Carlão�?? nos informou que apesar do número de habitantes do município não comportar uma requalificação para o CAPS, a realidade daquele dispositivo de saúde careceu da atenção da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e do próprio Ministério da Saúde. �??A vinda de um representante da SESAB é um marco importante na luta por melhores condições e humanização no CAPS de Prado que hoje recebe por 165 e atende a 585 pacientes. Por si só, esta realidade já comporta a reclassificação para CAPS 2. O resultado direto será uma dotação orçamentária maior que possibilite a aquisição de uma equipe maior, já que o CAPS 1 comporta apenas uma equipe mínima. Isto culminará numa maior humanização, além de melhores condições e satisfação�?�, concluiu.

DSC01517_620x400_09.05.2010

Participaram do evento os secretários municipais: Carlos Roberto de Medeiros, o �??Cacau�?? (Administração), Patrícia Carvalho (Turismo e Meio Ambiente), Antônio Chaves Ramos, o �??Bujão�?? (Agricultura) e �??Carlão�?? (Saúde), além de agentes de saúde do município, representantes da atenção básica (enfermeiros, psicólogos), representantes do Ministério Público e diversos outros segmentos da comunidade pradense.

{vsig}2010/05.maio/09/caps_prado_encontro_saude_mental{/vsig}.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

INSS e Sinebahia esclarecem mudanças no seguro-defeso

Centenas de pessoas participaram no último sábado, dia 11, de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores para esclarecer sobre a mudança nas regras do Seguro-Desemprego, que ampara pescadores artesanais, durante os períodos de defeso. De acordo com Joédson Lacerda, o 'Xexéu', Coordenador...

Hoje, 20, a partir das 18 horas, vai acontecer na Casa de Cultura Miguel Falabella , que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, 171, o I encontro de Mulheres. O evento contará com palestras sobre saúde e prevenção; Políticas Públicas e Combate a Violência...

Durante essa semana a equipe do CRAS Volante do Prado vai visitar duas comunidades, localizadas na região rural do município. Nesta terça-feira, dia 10, a visita acontece em Juerana. Na quarta-feira, dia 11, o destino será a comunidade de Palmares. As duas localidades, assim...