Projeto ambiental é aprovado pelo Ingá

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) publicou no último dia 07, após análise técnica, os 25 projetos aprovados para o Programa de Restauração e Conservação de Matas Ciliares proposto pelo Governo da Bahia. De acordo com a Diretoria Socioambiental Participativa do INGÁ, o Projeto da SEMMA de Prado, elaborado pelos técnicos da secretaria após diagnóstico prévio da área, foi selecionado entre as 56 propostas apresentadas. Este projeto foi proposto para recuperação do Rio Campinho, pois o mesmo abastece a cidade pradense e precisa ser recuperado com a máxima urgência, visto o seu estado de degradação.

Outras ações já foram efetivadas pela SEMMA, à citar, a doação de mudas de plantas nativas para a Embasa com a finalidade de iniciar o processo de recuperação de área.

As matas ciliares funcionam como barreira natural para os sedimentos que descem para o leito dos rios. Com a degradação da mata, há o excesso de material no leito, o que provoca assoreamento e diminui a profundidade dos rios e a quantidade de água provocando enchentes.

A preservação das matas ciliares conserva o leito dos rios, mantém a qualidade das águas, deixa a água menos barrenta e, desta maneira, diminui o gasto para tratamento dos recursos hídricos, o que impede que os custos sejam passados aos usuários, gerando benefícios ambientais e socioeconômicos para a sociedade.  

�? preciso considerar ainda a biodiversidade, já que as regiões margeadas pelos os rios são consideradas �??corredores de vida�?�, servindo de habitat para várias espécies animais e caminho para o transporte de sementes.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...