Presidente Lula atende Prefeitos da Costa das Baleias e Aeroporto de Caravelas será reconstruído

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
wagner_jonga_lula
Durante a visita que o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner fizeram a Caravelas em julho de 2009, eles se comprometeram a reformar o Aeroporto de Conchas em Caravelas. Preocupado com o desenvolvimento do turismo dos municípios que fazem parte da zona da Costa das Baleias, que reúnem os municípios de Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Nova Viçosa e Mucuri, o Prefeito de Prado João Alberto Viana Amaral (Jonga) e o Presidente da Associação Costa das Baleias Enrico Peletti, protocolaram no dia 07 de agosto, o ofício de nº 20/2009 no Gabinete da Presidência da República, direcionado ao Presidente Lula, reivindicando a recuperação e a reativação do Aeroporto de Caravelas.   

jatinho_pousando

No ofício que fizeram ao Presidente, a Associação Costa das baleias e o Prefeito Jonga Amaral, agradeceram os relevantes trabalhos e ações que Lula prestou à população brasileira durante seus 7 anos de mandato.  O Prefeito informou também ao Presidente, que o Aeroporto de Caravelas foi construído na época da Segunda Guerra Mundial em razão do Extremo Sul da Bahia ser considerado como ponto estratégico durante o conflito e como possui duas pistas de aterrissagem em forma de �??X�?� que é considerada uma das melhores do Brasil, nele já pousaram grandes empresas da viação comercial, como a VARING, PANAIR, TAM e outras. Jonga Justificou para o Presidente que existem várias empresas de transporte aéreo interessadas na criação de uma escola de aviação no Aeroporto de Caravelas, e no passado houve várias tentativas das empresas ACB junto a OceanAir e BRA de promover vôos de Salvador à Caravelas, mas devido aos problemas de infra estrutura, acabaram desistindo pelas péssimas condições das pistas.

No ofício consta ainda, a relação de todas as potencialidades e atrativos naturais dos municípios que fazem parte da Costa das Baleias.

Em entrevista o Prefeito de Prado falou sobre a resposta que o Presidente Lula enviou para o seu Gabinete: �??Eu estive em Brasília e até protocolamos junto com o Enrico Peletti Presidente da Associação Costa das Baleias, um documento solicitando à Presidência da República, a brevidade da reativação do Aeroporto de Conchas em Caravelas, porque todos nós sabemos que o Prado por ser uma das grandes referência turísticas do extremo sul, é um dos municípios que tem a maior necessidade de se ter vôos aqui bem próximos. E para a nossa alegria, recebemos a resposta do Presidente Lula, dizendo que dentro em breve estará iniciando as obras do Aeroporto de Caravelas, quero salientar que o mérito não é só meu, houve uma parceria através do Governador Jaques Wagner e dos prefeitos de Itamaraju, Alcobaça, Caravelas, e todos os prefeitos daqui do extremo sul, que também serão beneficiados pela reconstrução do Aeroporto. Graças a Deus, de acordo com a  resposta da Presidência, as obras terão início no mês de setembro, beneficiando assim toda a Costa das Baleias�?� explicou o prefeito Jonga Amaral.

Na resposta do Ministério da Defesa do Gabinete de Aviação Civil, diz que o Presidente Lula manifestou interesse em efetuar a recuperação do Aeroporto e já solicitou ao Comando da Aeronáutica o levantamento das obras necessárias para a adequação do aeródromo, e encaminhou ao Ministério da Defesa as estimativas dos custos da obra, que por sua vez solicitou ao Ministério de Planejamento a abertura de crédito suplementar para atender a recuperação do referido aeroporto.  

Diante disso, a lei n° 12.159, de 12 de  dezembro de 2009, aprovou a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 13.989.324,00 em favor do Fundo Aeronáutico. Segundo o cronograma do II COMAR,  o início das obras está previsto para setembro de 2010 e o prazo de execução será de 180 dias.

aeroporto_caravelas_vista_salelite

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Novos voos ligam Salvador a Teixeira de Freitas e Maceió

Dois novos voos ligando Salvador a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, e a Maceió entraram em operação nesta segunda-feira (2). O lançamento das frequências da Azul Linhas Aéreas foi comemorado com um receptivo especial, no Aeroporto Internacional de Salvador, aos primeiros passageiros....

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau,...