DSC00376_600x450_21.04.2010 DSC00380_600x450_21.04.2010

Na tarde desta segunda-feira (19/04), sobre a Presidência do vereador Robério dos Santos Barros (PT) aconteceu mais uma reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Prado. A pauta principal foi a apreciação de dois projetos de lei. O primeiro de N.º 11/2010, de autoria do vereador Fernando Rodrigues, o ‘Dr. Fernando’ (PMN), sugeria pela alteração do parágrafo 3º do Artigo 27 da Lei Orgânica de Prado, que trata da eleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal. No texto do projeto, o vereador expressa que atualmente a interpretação deixa margens de dúvida e sua sugestão é que a nova eleição tenha data definida para 1º de janeiro de 2011. O projeto foi encaminhado às Comissões Permanentes da Câmara para ser discutido e receber parecer. O prazo regulamentar prevê até 10 dias para que as comissões emitam seus pareceres, para só então ser discutido e votado pelos vereadores.

O outro Projeto de Lei, de autoria do Prefeito João Alberto Viana Amaral, o ‘Jonga’ (PCdoB), votado e aprovado, pedia autorização à Câmara de vereadores para realizar a venda de veículos através de leilão. A justificativa apresentada no projeto é que os veículos pertencentes ao município já apresentam avançada acima do ideal e em estado de uso avançado, de forma que a manutenção e as demandas não são compatíveis às necessidades da população.

Solicitação de Melhorias
DSC00401_600x450_21.04.2010

O vereador Artur de Medeiros (PCdoB) disse que os requerimentos dos vereadores são muito importantes, principalmente ao povo dos distritos que, por não acompanharem as ações dos vereadores têm o sentimento de que eles nada fazem. Seu primeiro requerimento foi a manutenção da Quadra do São Brás e a contração de vigias para guardarem, noite e dia, o patrimônio do povo. O segundo pedido de providências foi a realização de um mutirão da Secretaria de Obras em Cumuruxatiba. “Naquele distrito, após as fortes chuvas, a situação ficou agravada com o lixo e as ruas intrafegáveis”, afirmou.

DSC00417_600x450_21.04.2010

O vereador Roberto de Oliveira Dias, o ‘Robertinho’ (PP) lembrou da presença de animais na pista e o perigo de acidentes, lembrando os vários que já aconteceram e continuam acontecendo. “Estive visitando o bairro e encontrei muito animal na pista e nas ruas. É preciso que a prefeitura tome providencias, já que são vários os acidentes envolvendo animais. Minha sugestão é que seja construído um curralzinho para abrigar os animais que forem encontrados pelas ruas e na pista, sendo liberado apenas se o dono comparecer para pagar uma taxa. Se isto não acontecer, depois de passado um tempo, que o animal seja vendido”, sugeriu.

Transmissão das sessões pela rádio
O vereador Artur (PCdoB) lembrou a transmissão das sessões da Câmara de Vereadores de Prado que está sendo realizada através da Rádio Prado FM 104,9, no horário das 19:00. “Pouquíssimas cidades têm o privilégio de ter rádios transmitindo as sessões das Câmaras de Vereadores. Isto é um grande passo para ajudar as pessoas a conhecerem os trabalhos realizados nesta Casa (Câmara), já que muita gente desconhece a ação política por falta de tempo ou oportunidades. A Rádio PradoFM tenta romper esta realidade”, disse.

A questão das enchentes nos bairros
O vereador Artur disse que a vala não vinha sendo limpa também por outros governos. “Na sessão passada, disse que há mais de 15 anos as valas não são limpas com regularidade, por nenhum dos gestores. No governo do gestor anterior é que nunca aconteceu uma chuva como esta”, concluiu.

“Na região de Corumbau, de Palmeiras, de Veleiro e do Rio Cahy várias pontes desabaram. Gostaria de agradecer a ajuda da empresa de mineração Caulim, que se prontificou e vem nos ajudando a resolver o problema das estradas que dão acesso à estes lugares. Interditados, os alunos não podem freqüentar escolas, os moradores não podem sair e os produtores rurais não podem escoar a produção”, afirmou ‘Bebeti’.

O vereador ‘Robertinho’ (PP) disse que o povo está reclamando da falta de limpeza das valas. “Não vamos colocar a culpa em prefeito atual ou do passado. Se as valas permanecerem limpas, a água vai escoar. Precisamos lembrar que o povo também é mal educado, mas a situação pede que sejam utilizadas maquinas, à exemplo, de uma draga para limpar as valas”, falou.

Vereador ‘Cona’ sugere a realização de sessões itinerantes
Um dos pedidos já realizados pelo vereador Edmundo dos Santos, há muito vem sendo a realização de sessões itinerantes pelo município de Prado. A formatação deste pedido se daria com a realização de sessões em diferentes localidades. Nesta última sessão reafirmou seu pedido solicitando que a próxima sessão seja realizada no distrito de Guarani. Seu pedido não foi discutido nem votado. “Se o povo não vem até os vereadores, que nós possamos ir até o povo e ouvir suas necessidades, suas reclamações e demonstrar que o vereador tem um papel muito importante na vida de cada um dos munícipes”, afirmou.

Críticas dos vereadores aos próprios vereadores de Prado e ao governo municipal
Uma grande discussão dos vereadores conclamou a questão de requerimentos e projetos de leis aprovados na Câmara de Vereadores e vetados pelo executivo municipal. Segundo a administração municipal, os projetos apresentados traziam despesas, sem base das receitas, justificando que isto fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

DSC00393_600x450_21.04.2010

O vereador Edmundo dos Santos, o ‘Cona’ (PT) desabafou, aos presentes à sessão, a angústia que vem sentindo como vereador de Prado. “Não me sinto bem como vereador não realizando nenhum projeto no município, tendo de um lado o governo municipal e de outro uma Câmara de Vereadores que nada faz pelo povo, justamente porque não estamos fazendo nosso dever de casa. Apresentei diversos projetos e requerimentos e nenhum foi sancionado. Precisamos reformar os pontos de ônibus do município e já aprovamos um projeto para isso. Eu não vim para brincadeira eu vim pra trabalhar. Acordo toda madrugada angustiado porque nada estamos fazendo pelo município. Meu papel eu vou cumprir, se quiserem votar em mim em 2012, que votem, mas vou fazer o que tiver que ser feito, doa a quem doer”, desabafou.

O vereador Alfredo Gonthier de Almeida, o ‘Alfredinho’ (PSC) se manifestou dizendo que concorda com a questão das solicitações realizadas para o município e sugeriu debater o assunto com a administração municipal. “Nesta Casa (Câmara) votamos o projeto para compra de ambulância e de patrol e nada ainda foi feito. Precisamos de maquinário no município, por isso há que ouvir o Prefeito para saber o que está acontecendo. Estamos repetindo antigos pedidos, já solicitados anteriormente. À exemplo, o vereador Artur que já havia apresentado o requerimento pedindo uma creche e um PSF para Cumuruxatiba, agora sendo solicitado pelo vereador ‘Moreia’. Faz requerimento faz requerimento e nada acontece. A situação da iluminação está numa situação difícil”, cobrou.

O vereador Artur acompanhou os demais vereadores na reclamação quanto os requerimentos de providências no município. “Sou solidário aos vereadores que encaminharam requerimentos e não foram atendidos pela administração. Estamos aqui para ajudar e não para ocupar situação ou oposição. Quase todos os projetos do prefeito foram aprovados por 9 a 0. Não sou oposição nem governo, sou o povo”, disse Artur.

Apartes à situação criada na Câmara de Vereadores
DSC00395_600x450_21.04.2010

Além do vereador Robério que não usou a Tribuna, o vereador ‘Alfredinho’ – líder do bloco de oposição ao governo do Prefeito ‘Jonga’ – buscou o equilíbrio e o bom senso, numa clara demonstração de sensatez no aparte à situação que se acalorou.  “Não é xingando o prefeito que se resolvem as coisas. O Secretário de Obras disse ao Vereador ‘Sessé’ que não tem apoio para trabalhar. Alguma coisa está errada. Ou o secretário não tem competência para o cargo ou o prefeito está com problemas. O que precisamos é ouvir o Prefeito ‘Jonga’ e tentar ajudá-lo na administração do município. Isso será bom não apenas para ele, mas ao próprio povo de Prado. Precisamos parar de ficar brigando e falando de prefeito de agora ou do passado e sim nos unir para um mesmo fim. Vamos parar com essa de oposição e situação. Precisamos está a favor do povo e para isso é preciso que tenhamos ação”, concluiu.

Falando pela primeira vez na Tribuna da Câmara
DSC00406_600x450_21.04.2010

Os vereadores Elizabete Ramos Fonseca, a ‘Bebeti’ (PP) e o vereador Edson Ferreira dos Santos, o ‘Moreia’ (PCdoB) falaram na tribuna da Câmara pela primeira vez depois de eleitos. A vereadora obteve a confiança de 576 eleitores, enquanto o vereador conquistou outros 425 eleitores. Ambos nunca tinham explanado suas idéias através da Tribuna da Câmara de Vereadores de Prado. Nesta sessão, eles quiseram mudar este histórico. ‘Bebeti’ iniciou justificando sua ausência nas duas sessões anteriores. Segundo ela, motivado pela morte de uma amiga e do acidente ocorrido com um sobrinho seu.

Ambos os vereadores criticaram as ações da Secretaria de Saúde. “Hoje faz 10 dias que meu sobrinho está em Teixeira com a mão e a perna quebradas, além do rosto desfigurado. O presidente Robério é quem me socorreu. Preciso ainda pedir ajuda para melhorar o atendimento nos postos de saúde de Guarani, onde está precário o atendimento. Não tem medicamento, não tem médico, não tem dentista”, disse ‘Bebeti’.

DSC00408_600x450_21.04.2010

“Sobre a saúde, tenho que esclarecer que há um médico em Cumuruxatiba que sempre se ausenta do município, deixando o distrito por mais de semana sem médico. Criticam o vereador ‘Moreia’, mas eu sou a salvação de muitos moradores daquela localidade. Eu sei disto e procuro fazer tudo para ajudar o povo”, afirmou ‘Moreia’.

“É a primeira vez que venho à Tribuna para falar. Gostaria, neste momento, de agradecer ao prefeito pelas obras realizadas em Cumuruxatiba e no município. A administração está deixando a desejar. Rodei no distrito e encontrei o povo com dificuldades. Venho tentando realizar algo por Cumuruxatiba. Muitos me criticam por não apresentar projetos. Isso é mentira. Eu queria está falando algo diferente. Quando for liberado o calçamento do Canta Galo eu vou agradecer. Veja quantos requerimentos foram feitos. Quantos foram realizados. Eu queria vim para agradecer, não pra criticar. Dentro de 1 ano e 4 meses, esta é a primeira vez que venho aqui para falar”, concluiu ‘Moreia’.

O vereador ‘Robertinho’ (PP) que faz parte do bloco de oposição ao executivo municipal se disse feliz em ver os vereadores de sustentação cobrarem da administração. “Hoje é um dia fez, já que vi cada vereador manifestando seus sofrimentos em cada canto do município. É preciso que saibamos o motivo pelo qual está faltando remédio na Farmácia Básica. Hoje tive que dar um remédio de pressão. Devo confessar que a melhor época da saúde vivida em Prado foi na época do então secretário ‘Jonga’. Aquele exemplo precisa ser seguido hoje. Estive no PSF9 e não encontrei nenhum médico. A informação é de o médico está de férias, no entanto ele (Dr. Guides), está indo embora pra Rondônia. É preciso contratar, já que povo não pode ficar sem o serviço essencial”, concluiu.


{vsig}2010/04.abril/20/sessao_camara_prado{/vsig}


O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com