Itamaraju: Comando da 43ª comemora solenemente o dia de Tiradentes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


solenidade_policia_dia_tiradentes

Na manhã desta quarta-feira (21 de Abril), o Major Raimundo Cezar Magalhães Dantas, Comandante da 43ª CIPM, reuniu os seus policiais e alunos do Curso de Formação de Soldados, na Área Cívica da Sede da Unidade de Itamaraju, onde numa solenidade Comemorou o Dia do Patrono das Polícias militares e civis do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes (herói da Inconfidência Mineira, mais que um idealizador da Independência do Brasil, transformou-se num símbolo de amor e dedicação para aqueles que buscam preservar os valores da nação brasileira. Como a maioria dos policiais, Tiradentes foi um homem humilde e conhecedor das raízes populares e não só simboliza, como Alferes de Milícia que fora, a função prática de um policial militar, como também representa o espírito que envolve essa profissão muitas das vezes incompreendida.

Na solenidade, com a tropa formada, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional e da Bandeira da Bahia, respectivamente feito pelo Major Magalhães e pelo Subcomandante da Unidade, Capitão PM Dumas, seguido da canção do Hino Nacional Brasileiro. Na seqüência, o Comandante procedeu com a leitura do Boletim Geral Especial, alusivo ao 218º aniversário de morte do patrono das policias militares, contendo uma mensagem do Comandante Geral da PMBA e, logo depois, os policiais militares entoaram a Canção Força Invicta Hino Oficial da Polícia Militar da Bahia.

O Major Magalhães, ao agradecer a participação de seus policiais no evento que deixaram os seus lares, em um dia de feriado, para homenagear o patrono, enfatizou a importância que há da manutenção e resgate dos valores que regem a instituição; momento em que também chamou a atenção de seus policiais para refletirem a acerca de seus papeis enquanto guardiões da sociedade, que desta saem para ingressarem nas fileiras da corporação e a ela devem retornar com um único objetivo: servir, assim como fez o patrono da Polícia Militar com a sua história de luta e coragem.

Aproveitando o ensejo, o Comandante deu destaque ao Policial Militar, FELIPE TAVARES DOS SANTOS, conhecido em Itamaraju como Sargento Tavares, que nessa data, através de Ato do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nilton Regis Mascarenhas, foi promovido á Graduação de Subtenente, oportunidade na qual o Major Magalhães agradeceu pelos bons serviços prestados à Corporação, ao longo de seus vinte cinco anos como policial militar, e o parabenizou em nome da 43ª CIPM pela promoção.

Importante figura na história do Brasil, Tiradentes (nasceu 12 de novembro de 1746, na Fazenda Pombal, em Minas Gerais, e foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Rio de janeiro). Ele foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, mas foi como militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que ficou conhecido e acabou entrando para os anaisa da história. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade de Tiradentes (Minas Gerais), antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi nomeada em sua homenagem.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alunos de Limeira encerram comemorações do 07 de Setembro em Prado

As comemorações de 07 de setembro se estenderam até esta sexta-feira, dia 12, no município do Prado. Segundo a Secretária de Educação, Márcia Urias, esta foi uma forma de prestigiar todos os alunos e comundidades do município. Os alunos da Escola José Porcino...

Alunos de escola do Veleiros também comemoram os 118 anos de Prado

Crianças da Escola Municipal Santa Rita de Cássia participaram de atividades em comemoração aos 118 anos do município do Prado. O Hino Nacional e o Hino do Prado foram cantados pelas crianças, além de se apresentarem numa peça teatral, com alunos da Educação Infantil...

Várias manifestações esportivas e culturais nas comemorações de 118 anos de Prado

Atrações culturais, religiosas, esportivas e cívicas fazem parte da programação dos 118 anos da cidade do Prado. As atividades organizadas, pela iniciativa pública e privada, acontecem neste sábado, 02. A 4ª Etapa do Enduro Costa das Baleias é um dos destaque, ao lado da...