Governador Wagner reconhece que Prado está em ‘Situação de Emergência’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


DSC09946_600x450_07.04.2010Nesta sexta-feira (16/04) o Governador da Bahia, Jacques Wagner, homologou decretos de �??Situação de Emergência�?� reconhecendo a situação de desastres nos municípios de Prado, Salvador, Simões Filho, Gandu, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Cícero Dantas e Vera Cruz.

O governador Wagner reconheceu que os elevados índices de precipitação pluviométrica (chuva) que caíram sobre os municípios, causaram danos ao bem-estar da comunidade e à economia destes municípios. O reconhecimento da �??Situação de Emergência�?? considerou as informações prestadas pela Coordenação de Defesa Civil (CORDEC) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, que estiveram nos municípios e emitiram pareceres favoráveis à decretação de �??Situação de Emergência�??.

O balanço da CORDEC apresenta, nos municípios baianos atingidos pelas chuvas, 7.454 desalojados, 3.249 desabrigados, 379 feridos e enfermos e cinco óbitos, com 169.297 mil pessoas afetadas. Neste número computa-se também as pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas, à exemplo daquelas que não puderam ir à escola, ao trabalho, ou deixaram de exercer suas funções cotidianas.

Wagner considerou competir ao Estado preservar o bem-estar da população destas localidades, no sentido de adotar as medidas necessárias à recuperação das áreas afetadas. Após a homologação, o decreto passou a vigorar a partir de 15/04 e estará vigente pelo prazo de 90 (noventa) dias em todo o território destes municípios. Diante desta ação, os municípios já podem contar com a ajuda financeira do governo baiano para socorrer e recuperar o município. Os prefeitos ainda recorrerão à ajuda federal para consolidar a esta reconstrução.

O município de Prado contabilizou diversos prejuízos, já que 8 (oito) pontes foram destruídas pelas águas, em diversas estradas com ligação para os distritos.  Diversas comunidades ficaram impossibilitadas de trafegar pelos acessos aos distritos. Na Rodovia BA-489 (ligação para a cidade de Itamaraju) a ponte sobre o Rio Campinho cedeu deixou um vão de mais de 15 metros. O trecho da BA-498 continua interditado e a passagem só é possível de moto ou a pé. Nesta próxima semana estará sendo providenciado um desvio para a normalização do tráfego.

Apesar da água já ter baixado nos bairros atingidos, a administração municipal ainda continua em alerta, já que o existe o temor de doenças comuns em enchentes, como a leptospirose.

DSC00091_600x450_17.04.2010Ainda antes de ser notificado de que o município de Prado seria beneficiado com ajuda do governo Wagner, o Prefeito João Alberto Viana Amaral, o �??Jonga�?? (PCdoB) saiu em visita aos bairros atingidos pelas chuvas que deixaram diversas pessoas desalojas, vítima das fortes chuvas que atingiram o município no último dia 07/04. A fúria das águas que caíram sobre o território pradense foi tão grande que diversos bairros tiveram ruas intrafegáveis, tamanha a inundação. Em sua caminhada, acompanhado de diversos secretários municipais e de uma equipe de funcionários, o Prefeito �??Jonga�?? ia registrando as necessidades do povo e se solidarizando com ajuda. �??Estamos empenhados em realizar ações de contenção para que o problema não se repita. Esta população sofrida carece de nosso apoio para se recuperar da situação que se abateu sobre eles. Nosso governo já distribuiu colchões, filtros de água, coberto, cesta básica, areia e terra para aterrar as casas atingidas. Estamos procurando e vamos fazer muito mais por este povo. �??Vamos aguardar o direcionamento de recursos, dos governos Estadual e Federal, para dar início às obras de reconstrução e recuperação do município�?�, concluiu.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Raio causa incêndio em vegetação sobre pedra no município de Itamaraju

O raio atingiu a pedra e deu início ao incêndio, por volta das 17h desta quinta-feira (01). Espantados, os moradores da região registraram o incidente em fotos e vídeos. O conteúdo logo se espalhou pelas redes sociais.  A tempestade de raios atingiu boa parte da...

Chuva de granizo causa espanto e deixa um rastro de prejuízo em Itamaraju

O relampejar de raios, ao longo da noite desta quarta-feira (31), era prenúncio do que estava por vir nesta quinta-feira (01). A chuva de granizo, durante a tarde, deixou a população em estado de alerta. Pelas redes sociais, os moradores espalhavam cenas do evento climático,...

Helicóptero da Força Nacional pousa em Prado

Na tarde desta quarta-feira, dia 17, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Prado, depois das condições climáticas desfavoráveis. Segundo o Tenente de Sanctis, o helicóptero - modelo black Hawk, seguia para a cidade de Porto Seguro, quando tiveram de fazer um...