Prado: Vereadores discutem projeto que aumenta salário dos professores

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Na noite desta segunda-feira (01/03), a Câmara de vereadores realizou a primeira sessão ordinária do ano de 2010. Com a presença de todos os vereadores aconteceu a apresentação de três projetos de lei, de autoria do Prefeito João Alberto Viana Amaral – o �??Jonga�?? (PCdoB). O primeiro projeto introduz modificações no número de vagas para o serviço público municipal. A justificativa do projeto é preencher vagas que atualmente vem sendo ocupadas por contratados e a justiça vem fechando as portas para as contratações, que antes eram utilizadas como cabide de emprego para aliados políticos. Com este projeto, o Prefeito �??Jonga�?? tenta ajustar o município à demanda da lei.

O segundo projeto dispõe da reestruturação dos cargos e salários de magistério, alterando toda a estrutura do magistério, sob a justificativa de corrigir gargalos no setor e atualizar cargos e salários no segmento.

O terceiro projeto autoriza o aumento de crédito suplementar e operação de crédito por antecipação da receita.

Durante o uso à tribuna os vereadores Fernando Rodrigues Filho, �??Dr. Fernando�?? (PMN), Alfredo Gonthier de Almeida, �??Alfredinho�?? (PSC) e Jesseilton Costa Almeida, �??Sessé�?? (PSL) lembraram a perda do ilustre pradense Cloves Bertoldo, falecido na madrugada desta segunda-feira (01/03), vítima de um ataque cardíaco fulminante.

A primeira sessão legislativa em 2010 já era aguardada com muita ansiedade já que trazia na pauta diversos projetos para apreciação dos vereadores, sendo que os mais polêmicos envolviam o funcionalismo público municipal e, em especial, os profissionais da educação. �??�? importante solidificarmos esta (a Educação) que é uma das bases sólidas do crescimento e do progresso, deste município, da Bahia e do Brasil�?�, afirmou �??Dr. Fernando�??.

O vereador �??Alfredinho�?? salientou que não era possível votar os projetos apresentados naquela sessão, uma vez que não havia sido profundamente estudado e discutido.

O vereador Roberto de Oliveira Dias, �??Robertinho Brito�?? (PP) lembrou a participação que fez na Rádio para discutir o aumento proposto pelo executivo municipal e cobrou um aumento maior para a classe do professorado de Prado. Também ele reivindicou uma comissão formada pelos professores, para que fosse conhecida a real posição dos professores quanto aos projetos propostos. Como é de praxe, o vereador denunciou supostas práticas irregulares do executivo municipal que, segundo o vereador, teria gasto em obras não executadas. Outras denúncias que ele havia feito, em sessões anteriores, disse que o executivo municipal já havia sanado todas as pendências pronunciadas. O vereador cobrou as reuniões do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) e do Conselho Municipal de Educação, além de cobrar aumento não apenas para os professores, mas à todos os servidores públicos municipais.

O vereador Edmundo dos Santos �??Cona�?? (PT) disse que, em 2008, nenhum dos vereadores daquela legislatura estava ao lado dos professores quando lutavam pelos seus direitos. �??Nos dias atuais, vereadores querendo se beneficiar politicamente se coloca como �??amigo dos professores�??. Naquela época, o aumento foi de 9,2%, hoje o governo está oferecendo entre 16% Porque no passado não foi cobrado aumento maior? Por que antes a Câmara não deu um reajuste louvável? Naquela época, mais precisamente em 27/11/2008 os vereadores da legislatura anterior, antes de encerrarem seus mandatos, aprovaram a Lei N.º 212 que dá aumento de 100% aos amigos do prefeito anterior. Isso ninguém fala. Quando se faz um concurso ele é institucionalizado e não pode aumentar a carga horária ou o salário. Isso é que é respeitar o povo e o dinheiro público? Vamos derrubar sim a lei que é anti-jurídica e é uma falta de respeito. Estes estão usando o povo como massa de manobra. Criei a disciplina política e o cursinho pré-vestibular para a rede pública de ensino. A realidade é que o alunado tem encontrado dificuldade nos vestibulares�?�, afirmou.

O vereador Artur Vieira de Medeiros disse que o aumento oferecido pelo Prefeito �??Jonga�?? é quase o dobro daquele executado pela gestão anterior. �??Sou solidário à causa do professorado e seremos favoráveis a tudo o que for feito para melhorar a classe. Melhorias estão sendo feitas: laboratórios de informática, encontros pedagógicos estão sendo realizados, temos nutricionistas exclusiva da educação, temos uma secretária de educação sendo imparcial, atendendo aos professores. A Educação, em Prado, está caminhando a largos passos�?�, concluiu.

O vereador Jesseilton Costa Almeida disse que na Câmara atual tem uns falando do passado e outros do presente. �??�? preciso que levantemos as irregularidades e corrijamos. Estou aqui para brigar pelo povo e não por prefeitos do passado ou do presente�?�, desabafou.

De forma unânime todos os vereadores sugeriram estudar o projeto e convocaram o Presidente da APLB para apresentaram a posição da classe frente ao projeto apresentado. A proposta é que os representantes da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) comparecessem à próxima sessão (de 08/03) para se pronunciaram à respeito da polêmica matéria que se encontra na Câmara.

Os projetos foram encaminhados às comissões e deverão ter opiniões exauridas nas próximas sessões.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Anunciado aumento de salário para servidores da Câmara de Vereadores do Prado

O aumento vai ser de 10,6% para servidores ocupantes de cargos na Câmara de Vereadores do município do Prado. O anúncio foi feito durante a sessão legislativa desta terça-feira (15). De acordo com o Presidente da Mesa Diretora, Odilei Matos, "o reajuste recompõe parte das perdas...

Iniciado o trabalho legislativo na Câmara de Vereadores de Prado

A primeira sessão legislativa do exercício de 2022 aconteceu na manhã desta terça-feira (08), com a presença de todos os vereadores. Em pauta, projetos de lei com indicação para a concessão de títulos de cidadão para pessoas com relevantes serviços prestados à população pradense.Dentre os...

Câmara de Prado homenageia o dia internacional das mulheres

As atividades legislativas desta terça-feira (08) foram encerradas com a distribuição de flores e outras lembranças para as mulheres presentes no plenário, para as colaboradoras e para Luciana da Lookgás, única mulher a ocupar uma das onze cadeiras de vereador na Câmara Municipal de...