Prado recebe da Fíbria área para construção de um aterro sanitário

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


DSC09325_600x450_19.03.2010DSC09339_600x450_19.03.2010
Momento da assinatura do título de posse que transferiu à Prado a área de 100.000 m2 para ser usada na construção de um aterro sanitárioPatrícia (Sec. Meio Ambiente), Prefeito ‘Jonga’ e Robson Leite (Fíbria)


Na manhã desta quarta-feira (17/03) aconteceu a cerimônia de entrega da área de terra doada pela Fíbria (empresa que é resultado da união da Aracruz Celulose e da Votorantim Celulose e Papel) ao município de Prado. Na área de 100.000m2 deverá ser construído um aterro sanitário onde serão depositados todos os resíduos sólidos gerados pela atividade humana: resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, dentre outros, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

Representando a Fíbria estiveram Robson Leite (Gerente de Relações com Comunidades), Vinicius Fassarella Modenesi (Analista de Operações Florestais) enquanto do lado da Prefeitura de Prado estavam: Prefeito João Alberto Viana Amaral, o �??Jonga�?? (PCdoB), Eliete Amaral (Sec. Bem-Estar Social), Carlos Roberto de Medeiros, o �??Cacau�?? (Sec. Administração), Patrícia Carvalho (Sec. Meio Ambiente e Sec. Interina de Turismo). A Câmara de Vereadores de Prado também esteve representada no evento pelos vereadores: Edmundo dos Santos, o �??Cona�?? (PT), Edson dos Santos Ferreira, o �??Moreia�?? (PCdoB), Elisabete Ramos Fonseca, a �??Bebeti�?? (PP).

DSC09345_600x450_19.03.2010O representante da Fíbria falou sobre o que realmente representava o ato para a empresa. �??Estamos formalizando a entrega de uma área para a construção de um aterro sanitário no município, uma antiga reivindicação da população pradenses. Para que o projeto avançasse no pedido para a construção de um aterro sanitário, se fazia necessária a apresentação de uma área de terra própria. Este passo está sendo vencido neste ato. A questão da limpeza pública e da disposição final dos resíduos sólidos é algo importante para que o município seja admirado. Isso vai ser importante para o comercio e comunidade local. Para a Fíbria este é o exercício da responsabilidade social e a contribuição para o desenvolvimento dos locais onde temos negócios�?�, afirmou Robson Leite.

Robson Leite {audio}/images/stories/audios/2010.03.17_robson_entrega_area_aterro_sanitario.mp3{/audio}

DSC09350_600x450_19.03.2010�??Hoje celebramos, em parceria com a Fíbria, o recebimento de uma área onde será depositado o lixo produzido pela cidade. Vamos buscar muito mais, através de parcerias como esta. Não queremos ajuda financeira de ninguém, senão ações e obras que beneficiem o povo pradense. Nossa obrigação é de coletar o lixo, mas é preciso que cada vizinho seja fiscal do outro, já que precisamos ter uma cidade limpa. Já há estudos e projetos para a implantação da coleta seletiva na cidade�?�, declarou �??Jonga�??.

Prefeito ‘Jonga’ {audio}/images/stories/audios/2010.03.17_jonga_entrega_area_aterro_sanitario.mp3{/audio}

DSC09377_600x450_19.03.2010Segundo o vereador �??Cona�?? as pessoas precisam ter responsabilidade com o meio ambiente. �??Não podemos apenas pensar no lucro, sem pensar nos problemas sociais que acarretamos com as atividades humanas. Parabenizo a fusão que deu origem à Fíbria, uma empresa que se mostra preocupada com as ações do homem sobre a natureza. Um aterro sanitário é uma reivindicação antiga da sociedade pradense que será construída agora no governo �??Jonga�??. Depois da construção do aterro sanitário vamos implantar a coleta seletiva do lixo e propiciar emprego e renda, além de uma vida mais saudável�?�, afirmou �??Cona�??.

Vereador ‘Cona’ {audio}/images/stories/audios/2010.03.17_cona_entrega_area_aterro_sanitario.mp3{/audio}

DSC09342_600x450_19.03.2010A Secretaria Municipal de Meio Ambiente falou o que irá representar a construção de um aterro sanitário no município. �??�? preciso que todos os projetos ambientais tenham um caráter economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Isso é reflexo deste projeto. Com este projeto, estamos fazendo uma reestruturação social do município. Quando iniciamos um projeto como este, precisamos começar pela sensibilização das pessoas, para uma educação ambiental, para a organização de catadores de lixo. O lixo é uma preocupação de todos os municípios. O projeto já está pronto, mas precisávamos da área para que fosse realizada uma inspeção técnica para adequação da área ao projeto�?�, declarou Patrícia Carvalho.

Patrícia Carvalho {audio}/images/stories/audios/2010.03.17_patricia_entrega_area_aterro_sanitario.mp3{/audio}

DSC09378_600x450_19.03.2010Para �??Cacau�?? um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios é a destinação do lixo produzido pelas atividades humanas. �??A questão do lixo sempre foi uma temática que nos preocupou, mas dependíamos de uma área para dar o primeiro passo no projeto de construção de um aterro sanitário. Nosso próximo passo será fazer a medição topográfica da área e definir onde serão construídas as valas que darão suporte ao aterro. Em seguida iremos pleitear apoio dos governos estadual e federal para iniciar as obras�?�, declarou �??Cacau�??.

Vereador ‘Cona’ {audio}/images/stories/audios/2010.03.17_cacau_entrega_area_aterro_sanitario.mp3{/audio}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...