Mal cheiro em diversos municípios chama atenção ao desequilíbrio ambiental

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


DSC09399_600x450_21.03.2010DSC09400_600x450_21.03.2010
Peixes mortos e matéria orgânica está descendo pelo Rio Jucuruçu. O mal cheiro está tomando conta de Prado.Nas águas uma substância, que lembra óleo, desce nas águas do Rio Jucuruçu.

Nos últimos dias as populações à beira dos rios estão passando por maus bocados por conta de um forte cheiro que está exalando para o meio ambiente, além do aparecimento de grande quantidade de peixes mortos.

Prado que é banhado pelo Rio Jucuruçu, padece do mesmo problema. Na cidade, um forte cheiro tem incomodado os moradores que procuraram o PrimeiroJornal para denunciar o fato. Nossa equipe foi à campo para tentar entender e explicar, à população, o que está acontecendo.

Ouvimos ribeirinhos que moram, há anos, à beira de rios. Grande parte deles nos disse que o sintoma detectado é um fato natural que ocorre há anos. Eles explicam que o fenômeno acontece sempre após fortes chuvas que acaba por aumentar o volume de água dos rios que alagam e se encontra com brejos e regiões alagadiças. O resultado é os rios recebendo água e material inorgânico.

DSC09401_600x450_21.03.2010DSC09402_600x450_21.03.2010
Após as últimas chuvas, a questão ambiental tem despertado os moradores ribeirinhosO ser humano não deve descuidar do cuidado ambiental. Quando descuida, os sinais logo aparecem.

Procuramos a Reserva Extrativista do Corumbau, através da pessoa de Ronaldo Oliveira, através do qual fomos informados que o fenômeno realmente tem sido constatado na região. �??Assim como em Prado, em Caraíva percebi um forte cheiro. Lá além do cheiro percebi uma matéria na água, que dava a impressão de ser uma espécie de óleo�?�, declarou.

A Secretaria de Meio Ambiente de Prado se manifestou dizendo que o problema detectado em Prado se repete em vários outros municípios. �??O forte cheiro também foi percebido em Itamaraju, Alcobaça e Caravelas�?�, afirmou.

A regional do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), localizada em Eunápolis, através da Gerente/Regional, Cleide Guirro, nos informou que até o momento em que foi contatada por nossa equipe, nenhuma denuncia ou informação havia sido formalizada ao órgão. Como nosso contato ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (19/03), apenas na segunda-feira (22/03) poderiam está deslocando fiscais ambientais para acompanhar e analisar se o fato é proveniente de desequilíbrio natural ou provocado pela intervenção da ação humana.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisão do presidente do IBAMA pode comprometer vida marinha em Abrolhos

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, indicado e empossado pelo governo do Presidente Bolsonaro, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em...

Pescadores capturam tubarão no alto mar de Alcobaça

O animal foi capturado nesta terça-feira (10), por um canoeiro conhecido como 'Dodó', integrante da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça. O tubarão caiu numa rede tipo taineira, armada na região de grande profundidade, de navegação de navios.O tubarão pesou cerca 140kg e mediu...

Golfinho é encontrado morto no litoral de Alcobaça

Apenas uma parte do animal foi parar nas areias da Praia do Quati, no litoral alcobacense. Banhistas que passavam pelo local avistaram o golfinho já morto, na manhã desta terça-feira (12), com marcas de redes de pesca no corpo.Chamou atenção o fato do animal...