Derba realiza audiências para divulgar obras realizadas pelo governo Wagner

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


audiencia_derbaDSC08929_600x450

Nesta semana, o Governador Jacques Wagner (PT) através do DERBA (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia) realizou, nos municípios de Prado e Alcobaça, audiências públicas para divulgar as ações do departamento e apresentar obras e projetos que estão sendo realizados ou em via de execução.

O DERBA seguiu um roteiro de audiências realizadas em Cumuruxatiba (distrito de Prado) e Alcobaça, na quarta-feira (10/03); em Guarani (distrito de Prado) e na própria sede do município, na quinta-feira (11/03).

DSC08902_600x450DSC08908_600x450

A escolha do município de Alcobaça (onde o prefeito é primo do diretor do DERBA) e ao município de Prado (onde o diretor foi prefeito por dois mandatos) foi interpretado como ação de promoção política e sofreu manifestações anti-politicagem de algumas pessoas, que por sorte realizou uma ação pacífica e dentro do espaço democrático.

O diretor do DERBA, Wilson Alves de Brito Filho, enfatizou que o atual governo do estado recuperou quase 100 mil km de todo o trecho rodoviário da Bahia, relacionando os diversos investimentos do governo Wagner em melhorar a infra-estrutura que beneficiará diversos municípios do extremo sul baiano.

Além do diretor do DERBA, estiveram presentes: Mário Negromonte Júnior (Chefe da Assessoria Especial – SEINFRA), Silvano Ragno (Superintendente  de Energia e Comunicações – SEINFRA), Mário Negromonte (Deputado Federal �?? PP), Ronaldo Carletto (Deputado Estadual – PP), Dernival  Oliveira (Diretor de Energia do Programa Luz Para Todos), Gilvan Lima (representante da Bahiapesca), Mauricio  Zóia (Gerente da Coelba / Região Sul), �??Bentivi�?? (Prefeito de Itanhém), �??Loló�?? (Prefeito de Caravelas), Loyola (Prefeito de Jucuruçu), Léo Brito (Prefeito de Alcobaça), Ercley Sales e �??Rubens do Hospital�?? (Vereadores em Itamaraju), Frei Chico (Secretaria de Obras de Itamaraju), �??Robertinho�??, �??Alfredinho�?? e �??Dr. Fernando�?? (vereadores em Prado) dentre outras importantes personalidades que prestigiaram o evento.

Os investimentos apresentados fazem parte de recursos canalizados à diversos municípios do extremo sul, cuja meta principal é promover o desenvolvimento destas localidades. Ao DERBA cabia apenas a divulgação das obras de infra-estrutura dos municípios, no tocante às estradas, rodagens e iluminação. A percepção do povo baiano tem sido para as ações do Governador Jacques Wagner na área social, na educação, na segurança pública, na cultura e, acima de tudo, na saúde. Coube ao DERBA a missão de alargar esta visão ao atual governo da Bahia que ficará marcado por ações inovadoras e comprometidas com a responsabilidade social.

A audiência pública serviu para demonstrar os intensos esforços e a preocupação do governador Jacques Wagner em promover ações públicas responsáveis que viabilizem o desenvolvimento, consumadas por projetos que há décadas vinham sendo exigidos pelas populações das localidades beneficiadas, às quais os governos passados nunca tiveram sensibilidade social.


Principais ações de infra-estrutura do governo Wagner:
Recuperação de Acessos:
– Via BR 101 para o distrito de Pouso Alegre (Alcobaça) com 8,6 km de asfalto
– Distrito de Barcelona (Caravelas) 7,6 km de asfalto;
– Nova Lídice (Medeiros Neto), 3,8 km de asfalto;
– Vila Betinho (Lajedão), 1,8 km de asfalto;

Construção de Pontes:
01 Caravelas / Barra de Caravelas, ponte sobre o rio Acaré;
02 Prado (Japara Grande e Japara Mirim);
02 Itanhén;
01 Ibirapuã / Divisa com Minas Gerais, ponte sobre o rio Pasto Grande;
01 Lajedão / Batateira – BA 996, ponte sobre o rio Queixada;
03 Vereda (Córrego Piabinha, Rio Maçaranduba e Córrego do Meio);
01 Medeiros Neto / Vila Mutum, ponte sobre o Rio Itanhém;
01 Alcobaça / São José (Projeto 40/45), ponte sobre o rio Itaitinga;

Revestimento primário (cascalhamento) trechos:
– Itanhém divisa com Minas Gerais, 48 km;
– Lajedão divisa com Minas Gerais, 20,5 km;
– Cajuíta (Guaratinga) com acesso à BR 101, 41 km;
– Itamaraju �?? Jucuruçu, BA 284, 92 km;

Alargamento / Trevo:
– BA 489 no distrito do Guarani (Prado),  um trecho de muitos acidentes;
– Interseção e acesso à Praia de Guaratiba, BA 001;
– Acesso à Cumuruxatiba;

Asfalto
– Alcobaça / Av. Atlântica (Farol), alargamento e asfalto;
– Vila Betim (Lajedão), BA 693;
– Lajedão divisa com Minas Gerais, 20,5 km;
– Aeródromo de Prado, recuperação da pista de pouso e decolagem;
– Para o município de Teixeira de Freitas, foi liberada a construção de uma brigada de incêndio no aeroporto 13 de Maio.


Notícias Relacionadas

http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=5314

http://www.primeirojornal.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1682&Itemid=2

 

Fotos do Evento

{vsig}2010/03.marco/13/audiencia_derba_prado{/vsig}

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reunião em São José discutiu estratégias para o aumento da Produtividade da mandioca no município de Alcobaça

A reunião aconteceu na última terça-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em São José, distrito de Alcobaça. O município foi dividido em 05 (cinco) núcleos territoriais para favorecer a participação do maior número possível de agricultores nas atividades. Núcleo...

Novos voos ligam Salvador a Teixeira de Freitas e Maceió

Dois novos voos ligando Salvador a Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, e a Maceió entraram em operação nesta segunda-feira (2). O lançamento das frequências da Azul Linhas Aéreas foi comemorado com um receptivo especial, no Aeroporto Internacional de Salvador, aos primeiros passageiros....

Ilhéus e 70 municípios ganham hospital de alta complexidade no sul da Bahia

Destino turístico e cenário de romances de Jorge Amado, o município de Ilhéus passa a ser conhecido também por abrigar uma das maiores e mais importantes unidades hospitalares do estado. Na tarde desta sexta-feira (15), o governador inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau,...