Tatu-peba com obesidade mórbida morre em Eunápolis

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
tatu_morto_eunapolisO tatu-peba diagnosticado com obesidade mórbida em Eunápolis (a 643 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, não resistiu aos problemas decorrentes de complicações associadas ao seu quadro e morreu nesta sexta-feira, 19.

Com aproximadamente cinco anos de vida, o Euphractus sexcinctus (nome científico do animal) chegou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais não Renováveis (Ibama) com 16,2Kg, pesando mais que o dobro do normal para esse tipo de espécie, quando o comum é 3kg entre 6kg.

Segundo os peritos que fizeram a necrópsia do tatu, a causa da morte foi uma hemorragia no pulmão provocada por complicações renais. O animal foi doado à Gerência do órgão em dezembro de 2009 e, desde então, vivia sob dieta e exercícios.

Trancado em cativeiro, o bicho, que mal conseguia sair do lugar, tinha uma vida sedentária e alimentação à base de galinha fresca e fubá de milho. No Ibama, o animal começou a dar algumas andadas desengonçadas e a cavar buracos.

Animados com o comportamento inicial do tatu, funcionários acreditaram em uma melhora do animal, mas dois meses de caminhadas e alimentos balanceados não foram suficientes para salva-lo.

A tarde online


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Decisão do presidente do IBAMA pode comprometer vida marinha em Abrolhos

O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, indicado e empossado pelo governo do Presidente Bolsonaro, decidiu ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão de sete blocos de petróleo localizados em regiões de alta sensibilidade em...

Pescadores capturam tubarão no alto mar de Alcobaça

O animal foi capturado nesta terça-feira (10), por um canoeiro conhecido como 'Dodó', integrante da Colônia de Pescadores Z-24 de Alcobaça. O tubarão caiu numa rede tipo taineira, armada na região de grande profundidade, de navegação de navios.O tubarão pesou cerca 140kg e mediu...

Golfinho é encontrado morto no litoral de Alcobaça

Apenas uma parte do animal foi parar nas areias da Praia do Quati, no litoral alcobacense. Banhistas que passavam pelo local avistaram o golfinho já morto, na manhã desta terça-feira (12), com marcas de redes de pesca no corpo.Chamou atenção o fato do animal...