Aconteceu nesta quarta-feira (03/02) o curso de capacitação de merendeiras da rede municipal de ensino. O objetivo do evento é proporcionar a confecção de uma merenda escolar preparada segundo critérios nutricionais, além da busca de maior adequação no manuseio de alimentos, maior higiene pessoal, maiores cuidados com ambiente de trabalho e com os próprios alimentos. A proposta é que os alunos recebam uma merenda de maior qualidade.

A nutricionista Lais Lago Marinho (coordenadora da alimentação escolar do município de Prado) é quem coordenou a capacitação. Ao longo do curso, foram distribuídos cardápios, rigorosamente elaborados segundo orientações do Ministério da Saúde, promovendo uma alimentação mais saudável.
O principal tema abordado foram informações acerca da composição da merenda escolar, além de apresentação da origem, do rateio e da destinação dos recursos públicos para aquisição da merenda escolar. “Nossa proposta é mostrar às pessoas qual o recurso chega ao município e como ele é usado. Isso demonstra um trabalho de transparência e ajuda a construirmos uma administração mais democrática. Quanto aos cardápios, nossa preocupação foi em elaborar uma alimentação nutritiva e rica em nutrientes, já que serão destinados à crianças e jovens em plena formação”, afirmou a coordenadora.

Numa iniciativa inovadora, a atual administração que tem à frente a Secretária de Educação, Bruna Giorno, e o Prefeito João Alberto Viana Amaral, o “Jonga”, a aquisição dos gêneros alimentícios promoverá o comércio local, já que a compra acontecerá também de produtores da agricultura familiar e de cooperativas. “Há ainda que lembrar que, nesta nova proposta, a aquisição da merenda escolar irá promover o comércio local, já que 30% dos gêneros alimentícios serão adquiridos de produtores familiares e de cooperativas, ajudando a manter o dinheiro circulando no próprio município. À exemplo temos o biju de tapioca da ‘Pontinha’, mandioca do Assentamento 1º de Abril, polpa de frutas, verduras, hortaliças, leite, dentre outros”, concluiu.


O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

- VOCÊ REPÓRTER - Envie fotos, vídeos e informações sobre o que você viu.
Whatsapp (73) 99989-6889 | Email: primeirojornal@hotmail.com