Fíbria entrega ao Prefeito ‘Jonga’ escritura de terra que será utilizada como aterro sanitário

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

DSC08587_600x450DSC08591_600x450
Momento em que acontecia a assinatura que transfere pra Prado a terra que será utilizada para a construção do aterro sanitário. Na foto Francisco Geovani (Fíbria) e o Prefeito ‘Jonga’Para Francisco Geovani (Fíbria) com a iniciativa de criação de um aterro sanitário, Prado demonstra um grande avanço social, educacional e ambiental.


Na tarde desta terça-feira (23/02) o Prefeito João Alberto Viana do Amaral, o �??Jonga�?� (PCdoB), esteve reunido com o Sr. Francisco Geovani Rosal (analista de serviços fundiários da Fíbria �?? antiga Aracruz Celulose). A reunião aconteceu para concluir a assinatura da escritura imobiliária que transfere ao município de Prado uma área com mais de 100.000 metros quadrados (localizada na região da Fazenda Ingahy, proximidades do Parque de Vaquejada Zito Ramos) a ser destinado para o uso final como aterro sanitário. O projeto do aterro já vinha se arrastando há anos e agora parece que sairá do papel. A entrega da área já deveria ter ocorrido há quase um ano, mas com a crise mundial, as empresas refrearam todos os seus investimentos, incluindo ai a diminuição de recursos em ações sociais e ambientais.
 
O município já havia providenciado diversos estudos geológicos e topográficos para selecionar a área a ser destinada para sua instalação, de forma que não comprometesse o meio ambiente. A falta de uma área específica havia feito o projeto parar. Com a doação da área pela Fíbria, Prado implementará um aterro sanitário onde serão depositados todos os resíduos sólidos gerados pela atividade humana: resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, dentre outros, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

Muitos pensam que a construção de um aterro sanitário demanda apenas de uma área onde se despeje lixo. A verdade é outra: a base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. Existem critérios de distância mínima de um aterro sanitário e um curso de água. No Brasil esta distância é de 200 metros de qualquer curso d´água. O local do aterro deve ser de fácil acesso. A arborização deve ser adequada nas redondezas para evitar erosões, espalhamento da poeira e retenção dos odores. Os projetos para a criação deste aterro prevêem todas as determinações legais e ambientais.

Para representante da Fíbria esta ação é resultado da reivindicação que o município fez à empresa e que vai de encontro com princípios da Fíbria com o meio ambiente. �??Verificamos no projeto do município, que Prado carecia de um aterro sanitário. Não poderíamos fechar os olhos à esta realidade. Este não é o perfil da Fíbria. Agradecemos ao Prefeito �??Jonga�??, não apenas pela iniciativa, mas pelo projeto de construção de cidade limpa, saudável social e ambientalmente. Prado que é um importante pólo turístico e apresenta grande procura turística, não poderia cair no descaso de não cuidar de seu lixo. Isso é sinal de um grande ganho para a população. Dentro dos projetos do prefeito há pensamentos de reciclagem de lixo, demonstrando o avanço deste município�?�, afirmou Rosal.

O Prefeito �??Jonga�?? disse que aos poucos seu governo vai se consolidando como uma administração com forte característica no social, na educação e na saúde. �??Desde o início de nossa administração que já vínhamos brigando para implantar no município um aterro sanitário. Eu como ex-secretário de saúde não poderia conceber uma idéia diferente. Temos grande preocupação com a grande parcela de pradense que carecem dos serviços básicos a serem oferecidos pelo município, destacando ações no social, na saúde, e na educação. A idéia de construção de lixão vai de encontro com nossos projetos de melhoria de saúde, de educação e de promoção social, já que poderemos em determinado momento, implantar a reciclagem do lixo de forma que gere oportunidade de emprego e renda. Estamos trabalhando para fazer a diferença, não apenas para aqueles que têm comida todos os dias em sua mesa, mas para aqueles que todo dia não sabe o que oferecer aos seus filhos. Nosso governo também ficará na história pela obras que traremos, mas acima de tudo nos preocupamos com as pessoas. Estamos procurando trazer projetos novos para Prado e oferecer oportunidades diferentes àquelas pessoas que já haviam perdido a esperança, sem deixar de valorizar aqueles que acreditam que Prado pode ser uma cidade melhor�?�, afirmou �??Jonga�??.


Audio relacionadio

{play}/images/stories/audios/2010.02.23_francisco_geovani_rosal_sobre_doacao_terras_aterro_sanitario.mp3{/play}

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No Dia Mundial da Água, confira dicas de consumo racional do recurso

Todos os anos, o mundo debate sobre a importância da água para a sobrevivência humana. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão sobre o recurso natural, essencial para vida em nosso planeta,...

Itamaraju: mulher chega ao topo do monte pescoço

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região. Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao...