Sobrecarga do sistema de saúde de Teixeira de Freitas deve chegar ao fim

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
Municípios do Extremo Sul da Bahia firmaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público estadual comprometendo-se a adotar medidas que auxiliem na preservação do sistema de saúde do Município de Teixeira de Freitas, atualmente sobrecarregado por conta do atendimento prestado a pessoas residentes em municípios vizinhos. A partir de agora, os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Prado, Vereda, Nova Viçosa, Itamaraju e Jucuruçu só encaminharão para Teixeira de Freitas pacientes que necessitem de atendimento de média e alta complexidade, informou o promotor de Justiça Fábio Corrêa. Segundo ele, isso só deverá acontecer se o serviço necessitado for disponibilizado em Teixeira de Freitas e se o encaminhamento for regulado, resguardando-se os casos emergenciais.
 
Consta nos termos de compromisso assinados pelos promotores de Justiça, prefeitos e secretários de Saúde dos onze municípios que cada Município deverá disponibilizar o serviço de regulação por 24 horas, comprovando todos os contatos mantidos por meio dele. De acordo com Fábio Corrêa, o ajuste, que visa regulamentar a utilização e encaminhamento de pacientes para o município de Teixeira de Freitas (localizado a 884 km de Salvador), foi proposto pelo MP após o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela Ribeiro, informar que o sistema de saúde do município estava sendo utilizado de forma indevida por moradores dos municípios circunvizinhos, o que, segundo ele, estava gerando dificuldades na administração do sistema.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministério Público cobra melhorias nos atendimentos do Hospital de Itamaraju

A precariedade do atendimento médico no Hospital Municipal de Itamaraju foi discutida em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 28, através de iniciativa provocado pelo Ministério Público estadual, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça. De acordo com o promotor de...