Bolsonaro aceita convite de Biden para participar da Cúpula das Américas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aceitou nesta quinta-feira, 26,...

Tubarão ‘gigante’ é encontrado morto no litoral da Bahia

Um tubarão de mais de 3,5 metros de comprimento...

Vitória fecha com Rodrigão; jogador se apresenta na sexta

O Vitória acertou, nesta quinta-feira (26), a contratação...

Prado

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:


ame1 cahy1

Praia Amendoeiras

Barra do Cahy


Prado é um caprichoso projeto da Natureza que espalhou em 84 km de litoral do sul da Bahia as mais belas e variadas formas de praias (lagoas, foz de rios, rochas e recifes de corais), tudo emoldurado pelo exotismo das falésias multicoloridas e coqueirais que enfeitam a paisagem, intercalando-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral. O mergulho e os passeios eco-turisticos (pelo mar e pela terra) são um atração à parte. O povoado de Cumuruxatiba, a Barra do Cahy e o povoado de Corumbau concentram as belezas nativas desta terra.

 

Reduto também de parte imponente na história nacional foi em Prado, na foz do Rio Cahy, o ponto histórico onde parou Cabral e fez descer um bote com alguns de seus marinheiros para colher água. Dali avistou, pela primeira vez, os índios de nossa terra, antes mesmo das caravelas lusitanas chegarem ao ponto depois batizado de Porto Seguro. A cidade fica, exatamente, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias; palco de belezas naturais, Prado é reduto histórico e cultural.  

À margem esquerda do rio Jucuruçu, quase em sua foz, está a cidade de Prado, ali plantada a mais de dois séculos pelos índios aimorés, cresceu com a lavoura de cacau, mandioca e a extração de madeira, e hoje sabe aproveitar sua privilegiada condição de cidade ribeirinha e litôranea, ocupando, sem pressa e sem angústia, a planície que lhe dá o nome.

 

O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa. Reduto da calmaria, os próprios hábitos locais remetem o visitante há um passado longínquo, de cadeiras espalhadas na calçada, às portas das casas no final da tarde, para uma boa prosa.  

O clima da região é ameno, nunca quente demais e nunca frio que incomode, variando a temperatura entre 18° e 30°, ideal para estar ou viver aqui o ano inteiro.

InformaçõesÁrea 2.101 km²
População 26.498
Distâncias:
Belo Horizonte……………780 km
Rio de Janeiro…………..1000 km
São Paulo……………….1430 km
Brasília……………………500 km
Goiânia………………….1700 km
Salvador………………….785 km
São Paulo……………….1500 km
Vitória…………………….400 km
Alcobaça…………………..23 km
Caravelas………………….51 km
Abrolhos………………….2 horas
Nova Viçosa……………..114 km
Mucuri…………………….150 km


{vsig}destinos_turisticos/costas_baleias/prado{/vsig}


.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da APRHOPE assume coordenação da Câmara de Turismo

Nesta terça-feira, 13, na sede da APRHOPE, em Prado, foi feita a transferência da documentação da Câmara de Turismo da Costa das Baleias (CTCB),...

Acompanhe final da Copa no Brisa do Jucuruçu

Um boa opção é acompanha a partida no Brisa do Jucuruçu, no Beco das Garrafas, em Prado. Assim como todo o Brasil estará ligado...

TVE grava imagens de Prado para o Bahia de Todos os Cantos

Os atrativos de Prado serão apresentados nas gravações da TVE Bahia, que grava imagens dos principais pontos turísticos do município, de quarta-feira, dia 26,...