Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


ame1cahy1

Praia Amendoeiras

Barra do Cahy


Prado é um caprichoso projeto da Natureza que espalhou em 84 km de litoral do sul da Bahia as mais belas e variadas formas de praias (lagoas, foz de rios, rochas e recifes de corais), tudo emoldurado pelo exotismo das falésias multicoloridas e coqueirais que enfeitam a paisagem, intercalando-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral. O mergulho e os passeios eco-turisticos (pelo mar e pela terra) são um atração à parte. O povoado de Cumuruxatiba, a Barra do Cahy e o povoado de Corumbau concentram as belezas nativas desta terra.

 

Reduto também de parte imponente na história nacional foi em Prado, na foz do Rio Cahy, o ponto histórico onde parou Cabral e fez descer um bote com alguns de seus marinheiros para colher água. Dali avistou, pela primeira vez, os índios de nossa terra, antes mesmo das caravelas lusitanas chegarem ao ponto depois batizado de Porto Seguro. A cidade fica, exatamente, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias; palco de belezas naturais, Prado é reduto histórico e cultural.  

�? margem esquerda do rio Jucuruçu, quase em sua foz, está a cidade de Prado, ali plantada a mais de dois séculos pelos índios aimorés, cresceu com a lavoura de cacau, mandioca e a extração de madeira, e hoje sabe aproveitar sua privilegiada condição de cidade ribeirinha e litôranea, ocupando, sem pressa e sem angústia, a planície que lhe dá o nome.

 

O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa. Reduto da calmaria, os próprios hábitos locais remetem o visitante há um passado longínquo, de cadeiras espalhadas na calçada, às portas das casas no final da tarde, para uma boa prosa.  

O clima da região é ameno, nunca quente demais e nunca frio que incomode, variando a temperatura entre 18° e 30°, ideal para estar ou viver aqui o ano inteiro.

InformaçõesÁrea 2.101 km²
População 26.498
Distâncias:
Belo Horizonte……………780 km
Rio de Janeiro…………..1000 km
São Paulo……………….1430 km
Brasília……………………500 km
Goiânia………………….1700 km
Salvador………………….785 km
São Paulo……………….1500 km
Vitória…………………….400 km
Alcobaça…………………..23 km
Caravelas………………….51 km
Abrolhos………………….2 horas
Nova Viçosa……………..114 km
Mucuri…………………….150 km


{vsig}destinos_turisticos/costas_baleias/prado{/vsig}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Obras de pavimentação seguem melhorando a qualidade de vida dos moradores de São Francisco no município do Prado

O tempo de buracos, lama e poeira está com os dias contados na vida dos moradores de São Francisco, povoado do município do Prado, conhecido como Pau Rancado.As ruas e  avenidas do povoado estão sendo pavimentadas, com serviços na infraestrutura para melhorar a qualidade...

Prado realiza mutirão de limpeza na cidade

A ação visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo um ambiente mais limpo, se estendendo do centro da cidade até os bairros da cidade do Prado. Além da limpeza, os moradores estão sendo conscientizados sobre a importância dos cuidados com o espaço onde...

Prado promove atividades para a prevenção de doenças do coração

Uma ação realizada através da Secretaria de Saúde do Prado, visando a promoção da saúde cardiovascular e o bem-estar da população. Para isso, estão sendo oferecidas atividades coletivas com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares e promover hábitos de vida saudáveis. As aulas, ministradas pelo experiente...