Mucuri

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


Em uma paisagem rara, dominada pelas enormes falésias – que chegam a 18m de altura -, em meio a restingas e os mais altos manguezais, Mucuri se abre em 35km de praias descontínuas, recortadas por inúmeros rios e riachos, em uma costa quase deserta e agraciada por bancos de areia que adentram o mar.

Destaque para a Costa Dourada, reduto da paz e calmaria local ao sabor das marés, paraíso de praias intocadas envoltas pela natureza. Situado no extremo sul do estado, exatamente na divisa com Espírito Santo, Mucuri é o primeiro município nordestino para quem chega à Bahia na direção sudeste/nordeste, e o último para quem sai, na direção oposta.

Região de transição entre o Leste e o Nordeste, Mucuri resguarda características muito particulares. Ao jeito baiano, foram incorporados hábitos e costumes mineiros, goianos e capixabas, vizinhos da localidade. A miscelânea cultural abarca também influências da colonização portuguesa e da tradição indígena.

Plana, arborizada e com fortes características de cidade-veraneio, Mucuri reserva agitos diurnos e noturnos. Na principal avenida, a Petrobrás, a moçada costuma se reunir ao redor dos bares, lanchonetes e sorveterias.

A boa infra-estrutura local conta, ainda, com restaurantes, hotéis, pousadas, butiques e lojinhas de artesanato.
A cidade possui boa infra-estrutura turística, tudo para bem atender seus visitantes e turistas. Mucurí conta com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, sorveterias, parques, bosques entre outros. Reserve uma pousada em Mucurí e venha desfrutar de agradáveis momentos de paz e tranqüilidade junto à natureza.

Criada para ser uma simples passagem de pescadores, ligando a praia ao resto do continente, a Passarela Ecológica Gigica tornou-se, em poucos anos, um dos mais importantes atrativos ecoturísticos de Mucuri. Hoje, quem percorre os 300 metros da ponte de madeira construída sobre um extenso manguezal, assiste a rápidas palestras sobre a preservação dos ecossistemas costeiros, que se entendem do mangue até o mar. No início da passarela, há, inclusive, um receptivo de ecoturismo, que fornece apoio ao visitante e é, também, a sede de todo o projeto.

Na passarela, a cada 20 metros, foram colocadas placas que contam uma espécie de história em quadrinhos sobre Aucides Candango, “O Rei do Mangue”. Já o nome Gigica, vem de um antigo pescador, homenageado após sobreviver perdido no mar durante quatro dias.

Ao final, uma trilha bem leve, em meio à restinga em direção a praia, leva primeiro a uma lagoa deliciosa, formada em conjunto pelas águas do mar e do Rio Mucuri, e a um pequeno manguezal à beira-mar. A caminhada continua pela margem esquerda do rio, onde outras belezas começam a surgir. As praias do Rio, do Mar Aberto e da Boca da Barra surgem em seqüência, reunindo particularidades entre mar aberto e águas fluviais que vão deixar o seu passeio bastante variado, fechando em alto estilo a visita à passarela. 


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mucuri: Jovem empresária, Tamires Solto, se filia ao PSD pra disputar uma vaga de vereadora

Referendada pelo Senador da República Otto Alencar e pelo Deputado Estadual Alex da Piatã, Tamires Souto, uma jovem empresária, mãe solo e defensora da inclusão feminina na política, está pronta para marcar sua presença nas eleições municipais de 2024. Sua filiação ao Partido Social...

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Fogo avança sobre a cidade de Mucuri e deixa a população em alerta total

O incêndio consumiu parte da vegetação próxima à Lagoa Azul, um ponto turístico muito conhecido em Mucuri, no extremo sul da Bahia.O fogo consumiu parte dos bangalôs da Pousada Tarumã, localizada próximo à Vila da Suzano. Água da piscina foi usada para conter as...