Cumuruxatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


Cumuruxatiba é Natureza Contagiante. Habitada por descendentes de índios Pataxós e famílias de pescadores, esta vila mantém ritmo de vida bastante tranqüilo.

Seus encantos e simplicidade, são cercados por coloridas falésias, rios de águas límpidas, mata Atlântica e belíssimas praias.

O melhor negócio do Mundo é investir em sua felicidade, em qualidade de vida.

Um sonho: lindas praias, pele bronzeada, tomar água de coco na rede, muitas emoções e o calor do sol amenizado por uma constante brisa.

Amor à primeira vista: diversão, integração, alegria, harmonia com a Natureza, paz, refúgios ecológicos e tranqüilidade.

Doravante, Cumurú passa a ser uma forma simpática de referencia a Cumuruxatiba.

Atualmente, a economia de Cumuruxatiba é baseada na pesca extrativista praticada nos rios e principalmente no mar, através da captura de peixes, lagostas, camarões e outras espécies marinhas; muito embora a vila também conte com estrutura turística que acolhe com razoável conforto aos visitantes que queiram viver a mesma sensação dos portugueses há cerca de 500 anos atrás.

Uma pequena vila de pescadores localizada no litoral sul da Bahia, a 70 Km ao sul de Porto Seguro (distância litorânea). Até há pouco tempo atrás, apenas uma pacata aldeia de pescadores. Hoje, descoberta por brasileiros e estrangeiros, Cumuruxatiba recebe de braços abertos todos os que queiram conhecer suas belas praias ecológicas, e de natureza exótica.

Um breve histórico
A 21 de Abril de 1500, a esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral encontra ervas marinhas, que indicam haver Terra nas proximidades.

A 22 de Abril avistam um Monte, e por ser Páscoa, foi chamado Monte Pascoal. Ao local alcançado chamam por Terra de Vera Cruz.

A 23 de Abril, o Capitão Nicolau Copérnico faz o 1º contato com os índios Pataxós, aqueles mesmos que deram à vila, o nome de Cumuxatiba, devido à grande diferença entre a maré baixa e a maré alta, atualmente conhecida por Cumuruxatiba.

Na década de 1960, para facilitar o embarque de areia monazítica nos navios, o CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear), incorporou à paisagem local o Pier, cujas madeiras nobres avançam cerca de 1000 metros para o Oceano Atlântico.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Divulgada a programação da festa de São Sebastião em Cumuruxatiba

Nesse ano, além das atividades religiosas, a puxada do “Pau de Bastião”, tem muita festa nos 19 e 20 na Praça da Igreja, em Cumuruxatiba, com Afrodisíaco, Guig Ghetto, Paulinha Laran, ArtBamba, Gaivota, Luizinho Rocha e a dupla Flaviano e Marrone. A festa é uma...