Idosa de 90 anos é amarrada durante assalto em Patos de Minas

Uma mulher de 90 anos foi amarrada e roubada...

Banda Yes anuncia morte do baterista Alan White, aos 72 anos de idade

A Yes anunciou em suas redes sociais que o...

Em jogo nervoso, Corinthians empata com o Always Ready e avança na Libertadores

Com um time reserva no primeiro tempo, o Corinthians...

Bolsonaro diz que vai se ‘inteirar com a PRF’ sobre morte de homem em viatura em Sergipe

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi questionado nesta quinta-feira,...

Corumbau

Publicado em:

COMPARTILHE ESSE ARTIGO:

Corumbau é um paraíso composto por 15 km de praias, de areias brancas e cristalinas. A praia ainda nos reserva um longo colar de recifes de corais que avançam 1 km mar adentro e desaparecem quando a maré sobe. Falésias e coqueiros emolduram as águas num espetáculo da mãe natureza. Os passeios de escunas e barcos proporcionam imagens de rara beleza onde se pode percorrer o caminho feito pela esquadra portuguesa em 1500, avistando-se assim o Monte Pascoal.
Formado por areias brancas, mar azul e muitas falésias, um dos mais belos trechos da costa baiana está localizado a cerca de 80 quilômetros de Trancoso.

Quem recebe os visitantes na Reserva Extrativista dos Pescadores do Corumbau, a Resex Corumbal, são pequenos Pataxós, tupiniquins modernos que vendem ali suas artesanias. Um pouco tímidos, esses indiozinhos residem a seis quilômetros dali e dividem a terra com 40 famílias de pescadores mestiços e suas casinhas, além de algumas pousadas e estabelecimentos turísticos.

Preservada e deslumbrante, a maior atração de Corumbau toma forma pelos arrecifes guardados pela mansa água cristalina e pelo verde vivo dos tantos coqueiros, conjunto arquitetônico da perfeição: a própria natureza.

Cartão postal da região, a ponta de areia que adentra aproximadamente 500 metros o mar é a senda principal para assistir o cotidiano marinho local, milhares de peixinhos que colorem a vida nas duas enormes falésias que também fornecem sururu e peixe à população local. No entanto, por ser reserva extrativista, só pesca quem é credenciado pelo Ibama. Quem quer carona pode conversar com os pescadores, que com as pequenas canoas a vela e um bom papo conduzem visitantes aos numerosos recifes. Por haver tantas falésias, não é difícil ver ondas quebrando no meio do oceano quando a maré está baixa, um verdadeiro espetáculo.

A Mata Atlântica é observada da areia fininha da praia, que divide a atenção com o rio Corumbau, bom pra passear de caiaque e observar a virgindade da floresta. O recife dos Pataxós é um dos principais passeios da região, assim como os corais de Itacolomis, feitos a partir do ancoradouro de Corumbau. A beira do rio Corumbau, o Farol da Marinha está cercado por amendoeiras que fazem limite de Prado com o município de Porto Seguro.

Do outro lado do rio, a aldeia Pataxós é indispensável pela riqueza da cultura indígena e peculiaridade de artesanatos.

Outro aspecto que destaca o vilarejo, é a gastronomia feita com os frutos do mar recém pescados, frescos e saborosos, simplicidade e perfeição.

Para chegar, o mais fácil é sair de barco de Trancoso ou Cumuruxatiba, trajeto para contemplar a vista do Monte Pascoal. Apesar do trecho de carro ser precário, vale a pena se aventurar pelo caminho, que descortina paraísos como a Ponta do Moreira e a Barra do Cahy.


.

O que você achou desse assunto? Deixa aqui seu comentário

Artigo anteriorCumuruxatiba
Próximo artigoPrado: Homem é morto à pedrada

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da APRHOPE assume coordenação da Câmara de Turismo

Nesta terça-feira, 13, na sede da APRHOPE, em Prado, foi feita a transferência da documentação da Câmara de Turismo da Costa das Baleias (CTCB),...

Acompanhe final da Copa no Brisa do Jucuruçu

Um boa opção é acompanha a partida no Brisa do Jucuruçu, no Beco das Garrafas, em Prado. Assim como todo o Brasil estará ligado...

TVE grava imagens de Prado para o Bahia de Todos os Cantos

Os atrativos de Prado serão apresentados nas gravações da TVE Bahia, que grava imagens dos principais pontos turísticos do município, de quarta-feira, dia 26,...