Corumbau

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


Corumbau é um paraíso composto por 15 km de praias, de areias brancas e cristalinas. A praia ainda nos reserva um longo colar de recifes de corais que avançam 1 km mar adentro e desaparecem quando a maré sobe. Falésias e coqueiros emolduram as águas num espetáculo da mãe natureza. Os passeios de escunas e barcos proporcionam imagens de rara beleza onde se pode percorrer o caminho feito pela esquadra portuguesa em 1500, avistando-se assim o Monte Pascoal.
Formado por areias brancas, mar azul e muitas falésias, um dos mais belos trechos da costa baiana está localizado a cerca de 80 quilômetros de Trancoso.

Quem recebe os visitantes na Reserva Extrativista dos Pescadores do Corumbau, a Resex Corumbal, são pequenos Pataxós, tupiniquins modernos que vendem ali suas artesanias. Um pouco tímidos, esses indiozinhos residem a seis quilômetros dali e dividem a terra com 40 famílias de pescadores mestiços e suas casinhas, além de algumas pousadas e estabelecimentos turísticos.

Preservada e deslumbrante, a maior atração de Corumbau toma forma pelos arrecifes guardados pela mansa água cristalina e pelo verde vivo dos tantos coqueiros, conjunto arquitetônico da perfeição: a própria natureza.

Cartão postal da região, a ponta de areia que adentra aproximadamente 500 metros o mar é a senda principal para assistir o cotidiano marinho local, milhares de peixinhos que colorem a vida nas duas enormes falésias que também fornecem sururu e peixe à população local. No entanto, por ser reserva extrativista, só pesca quem é credenciado pelo Ibama. Quem quer carona pode conversar com os pescadores, que com as pequenas canoas a vela e um bom papo conduzem visitantes aos numerosos recifes. Por haver tantas falésias, não é difícil ver ondas quebrando no meio do oceano quando a maré está baixa, um verdadeiro espetáculo.

A Mata Atlântica é observada da areia fininha da praia, que divide a atenção com o rio Corumbau, bom pra passear de caiaque e observar a virgindade da floresta. O recife dos Pataxós é um dos principais passeios da região, assim como os corais de Itacolomis, feitos a partir do ancoradouro de Corumbau. A beira do rio Corumbau, o Farol da Marinha está cercado por amendoeiras que fazem limite de Prado com o município de Porto Seguro.

Do outro lado do rio, a aldeia Pataxós é indispensável pela riqueza da cultura indígena e peculiaridade de artesanatos.

Outro aspecto que destaca o vilarejo, é a gastronomia feita com os frutos do mar recém pescados, frescos e saborosos, simplicidade e perfeição.

Para chegar, o mais fácil é sair de barco de Trancoso ou Cumuruxatiba, trajeto para contemplar a vista do Monte Pascoal. Apesar do trecho de carro ser precário, vale a pena se aventurar pelo caminho, que descortina paraísos como a Ponta do Moreira e a Barra do Cahy.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é morto à tiros em Corumbau

O crime aconteceu por volta das 07h15, na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, em Corumbau, paraíso localizado no litoral do município do Prado. Agnor Roque dos Santos Junior (24 anos) foi morto com quatro disparos de arma de fogo. No local do crime, a...

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Adolescente morre afogado em Corumbau

O afogamento aconteceu neste domingo (19), em Corumbau, distrito do município do Prado. O que era pra ser um dia de diversão, terminou em tragédia. Ricardo Souza de Macedo (15 anos) estava com a família e amigos passando um dia de lazer. A mudança de...