Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos


018_600x450020_600x450

Ponta de Areia (berço histórico de Caravelas)

Mangue

A histórica cidadezinha baiana é a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. De seu cais, emoldurado por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, partem os barcos que levam ao arquipélago, considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática do mergulho. E não é para menos: em suas águas cristalinas, onde a visibilidade chega a 20 metros de profundidade, escondem-se milhares de espécies marinhas, além de naufrágios e uma diversidade de corais só observadas na região. �? o caso dos chamados chapeirões – formações que remetem aos cogumelos e unem-se pelo topo, criando verdadeiros labirintos.

A cerca de 70 quilômetros da costa, o arquipélago é formado por cinco ilhas. O desembarque é permitido em apenas uma – Siriba, onde os ninhos dos atobás são as surpresas.  A maioria dos passeios de barco que leva ao parque dura apenas um dia, porém, para a turma do mergulho de garrafa, a melhor opção é optar pelas embarcações que permitem pernoite. Assim, fica mais fácil praticar a atividade em diferentes pontos e ainda apreciar o céu de Abrolhos, normalmente apinhado de estrelas.   

Quem não é adepto do mergulho profundo também se diverte usando apenas máscara e snorkel. Nas piscinas naturais ao redor das ilhas é possível nadar em meio a tartarugas, budiões, peixes-frade e muitas outras espécies. E, como se já não bastassem as belezas debaixo d’água, o arquipélago é o cenário escolhido pelas baleias jubarte para procriar e alimentar os filhotes. De julho a dezembro, elas invadem a área e protagonizam um show de acrobacias, com direito a saltos e piruetas.

De volta à terra firme, circule pelas praias da cidade. As águas não são tão claras, mas a animação é garantida nas praias de Iemanjá e Grauçá, com bares e quiosques. Na Barra do Sul, o astral e a paisagem são diferentes – isolada e deserta, é contornada por coqueirais e mar esverdeado.

Uma linda cidade típicamente colonial onde as casinhas em estilo enchem as pequenas ruas de graça e história, Caravelas foi uma das primeiras localidades a serem documentadas no Brasil por Américo Vespúcio e o lugar onde foi trazido pela correnteza padre José de Anchieta em ocasião do seu naufrágio em Abrolhos.
Mas os seus fãs ilustres não pertencem apenas ao passado. Na antiga vila de pescadores que hoje forma o distrito Ponta de Areia, foi construída a estrada de ferro que liga Caravelas a Teófilo Otoni, tantas vezes cantada através das palavras de Milton Nascimento “…Ponta de Areia, ponto final, da Bahia-Minas, estrada natural…” As lindas praias ficam um pouco distante da cidade, mas são de fácil acesso e os passeios de barco pelos rios oferecem espetáculos inesquecíveis e diversas opções passando por pequenas ilhas de praias desertas, manguezais ecológicos ou canais que levam a outros rios.

A cidade mantém seu estilo colonial, com construções majestosas, belíssimos prédios e casas. A cidade apresenta uma boa infra-estrutura turística, conta com hotéis, pousadas, bares, restaurantes com deliciosos temperos tipicamente baianos, parques, espaços de lazer ao ar livre e muito mais. Em caravelas encontram-se as mais belas praias selvagens, com águas límpidas e cristalinas, areia fofa e branca, mar calmo propício para o mergulho e a pesca. �? possível fazer deliciosos passeios de barco pelo Rio Caravelas.


{vsig}destinos_turisticos/costas_baleias/caravelas{/vsig}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...