Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


007_600x450008_600x450

Barra de Alcobaça

Litoral de Alcobaça

Alcobaça é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 17º31’10” sul e a uma longitude 39º11’44” oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23 323 habitantes. Possui uma área de 1510,9 km².

Um paraíso no Extremo Sul da Bahia, esta é a melhor definição para esta cidade. Extremamente aconchegante Alcobaça tem como ponto forte suas praias que são consideradas as mais belas do estado da Bahia, diversas opções de hospedagem e uma grande variedade de restaurantes com comidas típicas além das tradicionais.

Famosa também por ser uma cidade festeira tem em seu calendário diversas festas religiosas, sendo uma das mais importantes festividades da semana santa, a representação da Vida, Paixão e Morte de Jesus. Mouros e Cristão, Marujada, São Sebastião são algumas das comemorações nesta cidade, no mês de agosto temos as festividades a São Bernardo e as comemorações do aniversário da cidade.

Suas praias são ideais para todas as idades, na maré baixa formam-se pequenas piscinas onde todos podem desfrutar de suas águas quentes e tranquílas.

Passeios pelo Rio Itanhém fazem parte do roteiro que você não pode deixar de fazer, além do mangue temos diversos outros pontos muito interessantes que tornarão o seu passeio muito gratificante.

Alcobaça reina na Costa das Baleias, uma série de praias que têm como atração o espetáculo das baleias jubarte. Barcos de pescadores e de turismo marcam presença
na praia que se estende pela zona urbana

O município de Alcobaça é a terceira cidade do extremo sul da Bahia no sentido de Porto Seguro e está a cerca de 830 quilômetros de Salvador. Possui aproximadamente 16 mil habitantes e ocupa uma área de 1.825 m2.

O turista pode assistir ao espetáculo aquático das baleias jubarte, explorar navios naufragados e cavernas submarinas em mergulhos orientados, vislumbrando recifes de corais raros ou simplesmente admirar uma das mais belas paisagens marinhas da costa brasileira.

Há alguns anos era visitada apenas por turistas que possuem casa de veraneio no local, porém nos últimos anos tem-se notado expressiva mudança no perfil do turista que a visita. Agora é tida como uma das referências no sul da Bahia, juntamente com as outras cidades vizinhas. Uma grande peculiaridade da cidade é que, apesar de se desenvolver através dos anos, ainda assim mantém a agradabilidade e simpatia de seus habitantes e os hábitos das pequenas e antigas cidades.

A Costa das Baleias abrange os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. O município ainda guarda os segredos dos tesouros que corsários franceses enterraram em seu litoral e as lembranças das primeiras expedições colonizadoras dos portugueses, que elegeram São Bernardo o protetor da cidade.

Conta a história que, por volta de 1752, dois lusitanos naturais de Alcobaça, Portugal, vieram de caravela e ocuparam uma área entre a margem esquerda do Rio Itanhém e o oceano Atlântico iniciando a povoação da que viria a ser mais tarde a cidade irmã: a Alcobaça da Bahia.

Os homens do capitão Francisco Martins Pereira, concessionário da sesmaria recebida em 1697, foram os primeiros moradores da área.

A tranqüilidade reina à beira do mar de Alcobaça. A Matriz de São Bernardo, na pracinha, o casario colonial, a fonte da cacimba, as ruas arborizadas com suas casinhas enfileiradas, proporcionam uma estadia calma e divertida para quem deseja fazer turismo ou curtir um veraneio.

A igreja do patrono, a Cacimba do Conselho, do século XIX e os sobrados das ruas Pedro Muniz e senador Melgaço compõem o patrimônio histórico da cidade que ainda preserva, na zona rural, casas de fazenda do século XIX e casas de farinha em pleno funcionamento.
A praia da Barra do Itanhém ou barra de Alcobaça é urbana, com faixa de areia larga e clara que se estende por três quilômetros no encontro do rio com o mar. Aí o rio faz uma curva em uma enseada calma e protegida, freqüentada por banhistas que não gostam de ondas. �? notada a presença de pescadores de camarão, que ficam na areia que se estende pela zona urbana. �? uma praia reta de areia fina e acinzentada.

A infra-estrutura resume-se a uma barraca. Muitos consideram o local como um refúgio, um distanciamento do agito do mundo moderno e aproveitam a estada para leitura de livros e reflexões e, principalmente, para um reencontro com a natureza.

Já a praia do Centro possui mar propício para banho em todos os períodos das marés. As areias largas são uma boa opção para caminhadas. Na parte sul, distante um quilômetro, encontra-se a barra do rio Itanhaém, onde se praticam esportes náuticos tipo caiaque, jet-ski, windsurf, slalom e outros. Contando com camping, bares e barracas, os turistas têm acesso através da avenida litorânea, que margeia
O mar, o manguezal, os rios, propiciam a mesa farta de camarões, siris, guaiamuns, pitus, ostras e uma grande variedade de peixes, que fazem a festa da culinária típica regional. O clima tropical, o ano inteiro, faz brotar uma infinidade de frutas tropicais como caju, manga, pitanga, carambola, maracujá, abacaxi, acerola, mamão, cajá e o coco, matérias-primas para sucos, doces e sorvetes que podem ser saboreados nos bares, restaurantes e sorveterias da cidade.

Além da história, do sol e dos muitos quilômetros de praias ainda inexploradas, Alcobaça é um dos portões de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A biodiversidade da região fascina os ecologistas, estudiosos e turistas em geral. Em Abrolhos há uma das maiores concentrações de peixes (tanto em quantidade como em variedade) por metro quadrado do planeta. O mundo submarino é povoado por corais de rara beleza, em um total de 17 espécies que formam um ambiente propício a inúmeras outras espécies da fauna marinha. �??Balear�?�ou observar baleias é o lazer preferido de centenas de turistas que chegam para a temporada das jubartes, entre julho e novembro, quando elas migram para Abrolhos.


{vsig}destinos_turisticos/costas_baleias/alcobaca{/vsig}


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Grupo La Isla inaugura mais novo point em Prado

Acaba de ser inaugurada a mais nova pizzaria do Prado. A Docca Pizzaria está localizada no Espaço Porto do Turismo, mais conhecido como Cais do Resort La Isla, que está à beira do Rio Jucuruçu. A paisagem é um atrativo à parte, pra não...

Presidente da APRHOPE assume coordenação da Câmara de Turismo

Nesta terça-feira, 13, na sede da APRHOPE, em Prado, foi feita a transferência da documentação da Câmara de Turismo da Costa das Baleias (CTCB), para a atual diretoria da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Wander Noronha, que já vinha...