Aberta a temporada de observação às baleias na costa baiana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Todos os anos, dentre os milhares de turistas que visitam a Bahia, alguns muito especiais se destacam por atracarem entre os meses de julho e novembro, atraídos pelas águas quentes e tranquilas da costa baiana. São as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), mamíferos de até 16 metros de comprimento e que chegam a pesar 40 toneladas. Os interessados em participar dos cruzeiros de whalewatching no litoral da Bahia podem entrar em contato com as operadoras, que trabalham em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ).

Na Bahia, os melhores lugares para se observar as baleias são a Praia do Forte, no litoral norte de Salvador, distante cerca de 80 quilômetros da capital, Morro de São Paulo, um vilarejo da ilha de Tinharé, 60 quilômetros ao sul de Salvador, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa do extremo sul da Bahia, e Itacaré, município às margens do Rio de Contas, também no sul da Bahia.

O turismo de observação é uma das atividades ecoturísticas que mais crescem no mundo, por permitir aos turistas o contato sustentável com os animais em seu habitat natural. Os pesquisadores do IBJ (responsável pela proteção da espécie no Brasil em parceria com o Ibama) aproveitam os cruzeiros do turismo de observação de baleias para colher dados científicos, observar o comportamento das jubarte e sua interação com as embarcações.

�??Atualmente o turismo de observação de baleias é a principal ferramenta dos ambientalistas para garantir o fim da caça às baleias, afirma o biólogo do IBJ, Sérgio Cipolotti. Segundo ele, isso representa um importante instrumento de conservação de diversas espécies de cetáceos, agregando o valor econômico dos animais diretamente à sua proteção e conscientizando a sociedade em geral.

�? possível se aproximar das baleias, seguindo uma série de cuidados. Em setembro e outubro, meses de maior concentração de animais, é comum encontrar mães com seus filhotes em águas rasas, relativamente perto da costa.
Baleias jubarte são as mais conhecidas pelos pesquisadores

Também chamada de corcunda ou cantora, a jubarte é a baleia mais conhecida de todas as existentes. �? conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. Mas, sobretudo, é famosa pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho.

Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento. Costuma saltar no ar, por cima da água, deixando visível todo o seu corpo. Pode alcançar 16 metros de comprimento e o dorso é arqueado ou corcunda, daí seu nome.

No Brasil a baleia jubarte integra a Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção/Ibama. Sua população vem se recuperando lentamente, protegida desde a proibição total da caça em águas brasileiras, através do Decreto-Lei nº 7.643, de 18 de dezembro de 1987.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no litoral do município de Caravelas. Foi lá que nasceram, em ninhos construídos por tartarugas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A soltura...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com a fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Os visitantes conheceram o processo de coleta e separação do material recolhido em Barra, Ponta...